Brasil Líder em Golpes via Whatsapp

Brasil Líder em Golpes via Whatsapp 

Você sabia que atualmente o Brasil é líder absoluto em golpes por WhatsApp. Pois é , essa infeliz estatística é mais uma ameaça a qual os brasileiros têm enfrentar e  se defender  diariamente,

Jogado a própria sorte, à mercê de autoridades que não legislam seriamente ou punem com eficácia os autores desses tipos de golpe.

No nosso texto hoje, falaremos um pouco dos tipos de golpes mais comuns utilizados pelas quadrilhas de roubo de dados, bem como tentaremos explicar um pouco algumas formas de se proteger.

De maneira geral, todas as modalidades têm o mesmo objetivo, ou seja, se passar pelo cliente dono da conta para obter vantagem financeira através de seus contatos mais próximos ou ainda convencer o próprio usuário a clicar em certos links para obterem vantagens financeiras, descontos ou ainda direitos a premiações.

Propõem ainda atualização de seus dados junto a instituições as quais realmente possuem algum vínculo cadastral.

Esses golpes, mais conhecidos como  “phishing”, funcionam através do envio de comunicados com informações reais de instituições legitimas que fazem com que os criminosos se passem por bancos, instituições financeiras, prestadoras de serviços públicos como água, luz e gás, e internet.

Desta forma, enganam suas vítimas e as convencem  a seguir com as instruções do comunicado.

Centrais 0800 também fazem parte do arsenal estão na mira dos golpistas, onde o cliente acredita que ligando no número estará mais seguro, porém também descobre que a central é falsa após confirmar e fornecer de bandeja todos os dados cadastrais confidenciais solicitados pelos golpistas.

Falsa Promoção de Uma Marca Famosa

Esse golpe se inicia com a marca que está celebrando uma marca  alcançada ou conquista e por este motivo irá promover algum benefício ou brinde  ao cliente.

Para que isso seja possível, a vítima deverá clicar em um link que a direcionará a um site, lá chegando preencherá um cadastro e para finalizar deverá compartilhar em suas listas de contatos a promoção, pois só assim será ativado o seu cupom.

Um exemplo desse caso é o famoso golpe onde a cervejaria  Heineken foi vitima, ou ainda a Azul Linhas Aéreas em 2012, que prometiam uma geladeira cheia de produtos da marca ou ainda um pacote com 10 viagens pelo período de 1 ano.

A partir de então, com todos os seus dados, inclusive e-mail e telefone é só questão de tempo para enviar a você uma isca e você num momento de correria ou distração clicar e ter o seu WhatsApp clonado.

Clonagem do WhatsApp

Essa modalidade é uma das mais comuns, onde o usuário recebe por sms um link de uma promoção qualquer , porém na verdade este link está apenas disfarçado.

Na verdade, trata-se de um link que está liberando a troca de seu WhatsApp para que seja instalado e configurado em outro aparelho celular.

Quando o usuário clica nesse link e autoriza, na verdade ele está renunciando ao controle do seu WhatsApp que passará a ser controlado em outro aparelho por criminosos.

De posse de sua conta, seus contatos começarão a receber pedidos de PIX para ajuda com veículo quebrado, empréstimo de dinheiro por tempo limitado ou ajuda por uma situação esporádica que esteja passando naquele  momento.

Salvar os contatos como amor, papai, mamãe,  vovó e vovô são um prato cheio para bandidos, pois ter acesso direto e saber com quem está lhe dando facilita bastante a vida dos criminosos.

Golpes do Falso  Sequestro

Geralmente você recebe uma ligação de alguém em pânico, e no primeiro momento você é quem informa o nome de seu filho ou parente.

Bastou, era tudo que o golpista precisava, um nome fornecido por você mesmo !

Em casos de recebimento de ligações com número restrito ou ainda de outros estados, o melhor mesmo é evitar atendê-las, mas caso você atenda e perceba algo errado, simplesmente de um nome qualquer que seja diferente de um nome de seus familiares.

A partir daí você irá compreender que se trata de uma ligação proveniente de algum presidio Brasil afora, pois o interlocutor irá dizer que a pessoa cujo nome você forneceu acaba de ser vítima de sequestro e que para libertá-la vai depender exclusivamente da sua colaboração em realizar pagamentos em contas indicadas pelos criminosos.

Como se Proteger

A primeira técnica de proteção recomendada por especialistas em segurança, seja eletrônica ou pessoal é desconfiar sempre.

Ter em mente que promessas atraentes demais e que almoço grátis não existe, por si só já é uma forma eficaz para evitar que você caia em golpes.

Mas isso não é tudo, pois os golpistas também são criativos, dia após dia estão aperfeiçoando as suas técnicas e convencendo até mesmo o mais experiente e cuidadoso   usuário.

O próprio WhatsApp lançou recentemente a autenticação de 2 fatores, onde constantemente uma senha é requisitada, onde o usuário deve fornecer essa senha de 6 dígitos de tempos em tempos,

O compartilhamento de imagem pessoal (perfil público) e credenciais com apenas usuários cadastrados também é outra forma de precaução Nas configurações de privacidade, você pode escolher quem vê suas informações do aplicativo como, por exemplo, foto do perfil, status e recados.

JAMAIS  compartilhe códigos de segurança ou senhas. Eles são de uso pessoal e intransferível. Além disso, é importante ficar atento aos e-mails e não clicar em links que peçam a redefinição do PIN, caso você não tenha solicitado.

E-mails com cobranças, receita federal avisos importantes ou as famosas notificações extrajudiciais são os mais utilizados por golpistas. Portanto evite clicar e abrir este tipo de conteúdo se for de origem desconhecida.

Caso você receba uma mensagem de algum amigo ou familiar  pedindo dinheiro, desconfie, pois isso pode ser um sinal claro de golpe, onde neste caso você será a vítima pagadora.

Se isso acontecer, faça contato por voz imediatamente com a pessoa a qual você está recebendo as mensagens e certifique-se de que esta não esteja sendo vítima de  golpe ou ainda teve os seus dados roubados.

Muitas vezes as pessoas nem se dão conta de que tiverem os seus dados clonados ou ainda que  está em andamento golpes envolvendo o nome e telefone delas.

Peça a pessoa para enviar um áudio ou telefonar lhe caso os indícios sejam fortes de que se trata realmente da pessoa que está pedindo ajuda. Golpistas jamais enviam áudio ou ainda ligam para a pessoa em nome da vítima;

Importante dizer que se você for vítima de roubo enquanto está usando o celular, e este é subtraído destravado, todos esses cuidados serão em vão. Nestes casos não adiantam nada ter verificação de duas etapas, códigos de desbloqueio via sms ou e-mail. De posse do seu telefone desbloqueado os golpistas têm acesso a todas essas formas de verificação.

Além do mais as mídias sociais, jamais devemos esquecer destas, ou quem nunca viu alguém vendendo tudo em seu perfil pela metade do preço ? Achou estranho não é mesmo ! Pois, golpistas quando subtraem celulares desbloqueados também tem acesso as suas mídias sociais, Facebook, Tik Tok, Linkedin, Instagram, estarão todos a disposição dos ladrões,

Casos como este último exemplo dão enormes dores de cabeça, o melhor mesmo é ter cuidado;

A Corretora F Porto tem seguros contra roubo e furto de celulares. Certamente o seguro não irá resolver nenhum dos problemas descritos neste post, mas tenha certeza de uma coisa, o valor do seu celular você irá receber, diminuindo desta forma os impactos e prejuízos causados por tais situações e minimizando assim os impactos financeiros que isso possa lhe causar;

Faça grátis a sua cotação, existem planos a partir de  R$ 39,90  por mês !

Vangelis Eugenio e Silva

Corretora F Porto, Aqui Nosso Negócio é Seguro !

📞Fale com nossos especialistas

👉 https://corretorafporto.com.br/
📲 WhatsApp: (31) 9 8298-1005
☎ Telefone: (31) 3643-1000

 

Compartilhar Artigo: