Se você tem algum tipo de deficiência ou tem algumas doenças crônicas talvez você precise tirar a sua CNH PCD, ou seja, a sua carteira de motorista para pessoa com deficiência.
Muitos têm a ciência de que necessitam da habilitação especial para dirigir, outras não sabem que tem o direito. E talvez você esteja se perguntando qual seria a vantagem desta CNH sendo que não possui nenhuma restrição para dirigir.
Bem, quem dirige pela modalidade PCD possui uma série de benefícios, principalmente na compra de um carro novo (você consegue descontos de até 30% dependendo do estado). Interessou-se?
Quem tem direito à CNH PCD
Quando as pessoas ficam sabendo dos benefícios da CNH PCD já procuram para saber se fazem parte da modalidade. Confira a lista daqueles que podem requerer a carteira de motorista para pessoas com deficiência:
- Amputação de membros
- Artrite reumatoide
- Artrodese
- Artrose
- Ausência de membros
- AVC – Acidente Vascular Cerebral
- AVE – Acidente Vascular Encefálico
- Alguns tipos de câncer
- Cardiopatia
- Doenças degenerativas
- Doenças neurológicas
- DORT – Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho
- Encurtamento de membros
- Esclerose múltipla
- Escoliose acentuada
- Falta de força
- Falta de sensibilidade
- Formigamento
- Hemiparesia
- Hemiplegia
- LER – Lesões por Esforços Repetitivos
- Sequelas físicas
- Linfomas
- Má formação
- Manguito rotator
- Mastectomia
- Membros com deformidades
- Monoparesia
- Monoplegia
- Nanismo
- Neuropais diabáticas
- Ostomia
- Paralisia
- Paralisia cerebral
- Paraparesia
- Paraplegia
- Paresia
- Parestesia
- Parkinson
- Poliomielite
- Problemas graves de coluna
- Prótese interna ou externa
- Quadrantectomia
- Renal crônico
- HIV
- Síndrome do túnel do carpo
- Talidomida
- Tendinite crônica
- Tetraparesia
- Tetraplegia
- Triparesia
- Triplegia
A lista acaba sendo bem surpreendente, pois muitas pessoas não fazem ideia de que podem usufruir desse benefício. Mulheres que tiveram câncer de mama, por exemplo, podem requerer a CNH PCD e comprar carros sem impostos.
Por outro lado, há grupos que lutam até hoje para serem incluídos na categoria, como é o caso das pessoas que perderam a visão de apenas um dos olhos.
Como conseguir a CNH PCD em Minas Gerais
E como conseguir a CNH PCD? Bem, se você já possui a CNH convencional e deseja fazer a transferência, então é preciso entrar em contato com o Detran de Belo Horizonte.
Você fará os mesmos procedimentos de quando fez a sua carteira normal (exame médico, pagar as taxas, etc.), mas, agora, terá que provar que é uma pessoa com deficiência.
Os documentos que você deverá levar para o dia do seu atendimento são:
- Laudo Médico;
- Documento de arrecadação estadual (DAE) quitado;
- Comprovante de endereço
- Carteira Nacional de Habilitação (original);
Agora, se você ainda não possui carteira, então terá que passar por todos os trâmites convencionais (cursos, provas, etc…). Caso a sua deficiência exija algo diferente, você será informado antes de fazer o requerimento.
Não se esqueça de assegurar o seu veículo
Estando com a sua CNH PCD e tendo seu automóvel, resta apenas uma coisa: fazer o seu seguro para PCD. Se você adquiriu o veículo com desconto há algumas particularidades, mas, de modo geral, não muda muita coisa.
É muito importante manter o seu carro assegurado para não ser pego de surpresa e sempre ter o respaldo da seguradora em casos de problemas.
Quer saber mais sobre a CNH PCD e como fazer o seguro? Acesse o site da Corretora F Porto e sane todos os seus questionamentos. Aproveite para sair de lá com o MELHOR seguro para você.
Corretora F Porto, Aqui Nosso Negócio é Seguro
📞Fale com nossos especialistas
📲 WhatsApp: (31) 9 82981005
☎ Telefone: (31) 3643-1000
👉 https://corretorafporto.com.br/