sexta-feira , novembro 16 2018
Home / Dicas para viagem / Como funciona o seguro viagem

Como funciona o seguro viagem

No momento de realizar uma viagem é imprescindível realizar uma boa organização, tanto para as férias em família como uma viagem sozinho ou com amigos. Com isso, é interessante que você conheça como funciona o seguro viagem, ainda mais se o destino escolhido for fora do país.

Normalmente, o seguro de viagem funciona como um plano de saúde temporário e também uma garantia de indenização para várias situações e acidentes em que os viajantes estão sujeitos.

Assim, ele será válido pelos dias da contratação e dentro das normas especificadas em cada contrato, mas geralmente são realizados para destinos internacionais, onde os planos de saúde brasileiros que usamos no dia a dia não tem validade.

Saiba tudo sobre como funciona o seguro viagem

Quando saímos de viagem, a última coisa que passa pela nossa cabeça é o possível acontecimento de qualquer problema. Entretanto, algumas situações por menores que sejam sempre podem acontecer. Por isso, saiba agora tudo sobre como funciona o seguro viagem.

Por que fazer um seguro viagem?

Em algumas situações, acidentes e doenças podem acontecer com qualquer viajante, e em casos em que o problema é grave, o custo do tratamento no exterior pode ser bastante caro.

Além disso, nem todos os países faz atendimento gratuito para estrangeiros na rede de saúde. Com isso, será necessário pagar por consultas médicas, remédio e, em casos mais graves, transporte de ambulância e internação.

Por isso, não vale correr o risco e falir pela economia de não fazer um seguro de viagem antes de embarcar, além disso, o seguro vale também para outros tipos de serviços, como extravio de bagagem, remarcação de passagem, assistência jurídica e até repatriação do corpo em caso de morte.

Como funciona o contrato do seguro viagem?

Geralmente, os seguros de viagem podem ser contratados em empresas especializadas em seguro, no próprio banco do viajante, diretamente com a companhia aérea escolhida para a viagem, no site onde a compra da passagem foi realizada, em agências de turismo ou nas operadoras de cartão de crédito.

Em muitas empresas a maioria dos serviços pode ser contratado diretamente no site das mesmas sem burocracia e com muita agilidade.

Além disso, o seguro de viagem não é destinado apenas a viagens internacionais, pois você poderá contratar o serviço também para viagens dentro do Brasil. Mas, como muitos brasileiros têm plano de saúde, esse serviço não é tão comumente contratado.

O que o seguro viagem cobre?

A maioria dos seguros de viagem cobrem, principalmente, atendimentos médicos de urgência e emergência. Porém, eles oferecem outras garantias, como indenização no caso de extravio de bagagem, repatriação do corpo em caso de morte, até mesmo funeral.

Com isso, os seguros são muito completos quanto os pacotes assinados, pois você pode escolher um seguro básico ou um extremamente completo. Sendo assim, veja a seguir as principais coberturas dos seguros de viagem:

  • Atendimento médico e odontológico 24h;
  • Seguro no caso de interrupção ou cancelamento da viagem, em caso de emergência médica;
  • Visita ao segurado hospitalizado;
  • Acompanhante em caso de hospitalização prolongada;
  • Despesas farmacêuticas;
  • Hospedagem após alta hospitalar;
  • Remarcação de passagem para regresso;
  • Repatriação médica e funerária, que garante o retorno do viajante ao Brasil tanto em caso de doença e acidente quanto em caso de falecimento;
  • Assistência funeral;
  • Indenização no caso de morte;
  • Indenização no caso de invalidez permanente ou total;
  • Localização de bagagem extraviada;
  • Indenização no caso de extravio de bagagem;
  • Despesas jurídicas;
  • Pagamento antecipado de fiança.

Como funciona o atendimento do seguro viagem?

Em casos de assistência viagem, a seguradora geralmente irá enviar um médico até você ou indicará um hospital ou serviço conveniado onde possa ser realizado o atendimento.

Assim, esses são os procedimentos padrões e mais comuns para os contratos chamados assistências de viagem. Já no caso do seguro viagem você poderá escolher o local para atendimento.

Mas, caso seja um procedimento de emergência e você não possa entrar em contato com a seguradora, você deve fornecer os dados do seguro no local onde estiver sendo atendido.

Normalmente, muitas seguradoras exigem um limite máximo de horas para que ela seja comunicada sobre o atendimento. Além disso, os planos de seguro viagem funcionam em sistema de reembolso, isto é, você será obrigado a pagar a conta do atendimento e depois o seguro irá fazer o ressarcimento dos valores.

Entretanto, caso seja necessária à permanência no local da viagem para atendimento médico além da data final estipulada na contratação do seguro, como é o caso de internação, o prazo de validade do seguro será automaticamente estendido e o valor da cobertura, no entanto, irá respeitar o valor máximo contratado inicialmente.

Portanto, se você vai realizar uma viagem, seja no Brasil ou em qualquer outro lugar do mundo, entre no site da corretora de seguros Frizzera Porto e saiba tudo sobre o seguro viagem.

Sobre Frizzera Porto

Veja também

Cotação Sem Compromisso: cuidados na hora de cotar seu seguro

Cotar seguro é algo que deve e precisa considerar também alguns cuidados, sabia? Na verdade, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *