Seguro Responsabilidade Médica

O seguro de responsabilidade civil geral possui várias modalidades, garantindo cobertura de prejuízos resultantes da exploração de determinada atividade, do exercício de certa profissão, ou até de atos e omissões dos profissionais. O seguro responsabilidade médica protege contra os processos oriundos de erros causados em procedimentos médicos;

O seguro de responsabilidade civil nada mais é que uma ajuda financeira mútua entre uma determinada classe. Neste caso quando adquirido em grupo. A classe representa um grupo ameaçado pelos mesmos perigos e proporciona a garantia de uma compensação para as necessidades ocorridas ao acaso e avaliáveis decorrentes de um evento que provoque danos.

Apesar da cultura brasileira ainda não ser adepta da contratação de seguros para quaisquer fim, é de total importância a aquisição desse serviço para se manter protegido . Talvez seja até por esse motivo cultural que o seguro de responsabilidade médica ainda não conquistou um grande mercado no Brasil.

 

O Seguro de Responsabilidade Médica

Grande parte das entidades (conselhos regionais, sindicatos, sociedades) se posiciona contra o seguro de responsabilidade médica. Contudo, não há fundamento nos argumentos utilizados. Sabe-se que o seguro é sempre a melhor precaução para o profissional, seja ele de que área for.

Um dos argumentos diz que com o seguro, o número de processos aumentaria em grande proporção. A afirmação é absurda, pois  dados mostram que o número de processos vem crescendo s a cada ano. E obviamente o número de processos indenizatórios vão na mesma direção;

O que ocorre é que o paciente que se sentiu prejudicado ou foi vitima de erro medico não consultará o médico sobre sua posse de seguro. Cabe às autoridades concluir se essas reclamações tem fundamento ou não, e cabe ao médico arcar com toda despesa provinda de decisões judiciais que terminam pela condenação do profissional envolvido, na maioria das vezes vindo esses profissionais a terem seus bens bloqueados pela justiça para que garantam o pagamento da indenização pedida em caso de condenação transitada em julgado e sem possibilidade de recursos em ultima instância.

Outro argumento utilizado é que com o seguro, os médicos se tornariam mais negligentes. Tal afirmação chega a ser ofensiva à classe médica. Expor a vida de uma pessoa à riscos e a própria imagem como médico não são situações que alguém esteja disposto a se submeter.

Quando a culpa for grave tendo em vista o caráter pedagógico da condenação, o juiz poderá determinar um valor superior ao da apólice, a fim de inibir o profissional a voltar a praticar tal conduta no futuro. Essa também é uma forma de proteger a vítima,  futuros pacientes e sobretudo outros erros.

Adquira Agora o Seu Seguro de Responsabilidade Médica

A fundamentação básica do seguro é a socialização do risco individual, dividindo o prejuízo entre os contribuintes e minimizando-o para o segurado. Então, no caso do seguro de responsabilidade médica, o valor da condenação é suportado por todo o universo de médicos participantes, através de um fundo de reserva constituído para tais fins.

O seguro tem a finalidade de ajuda financeira em que o segurado pode recorrer à seguradora quando denunciado. Isso evita que o médico comprometa o seu patrimônio para cumprir a determinação judicial, caso seja condenado a uma indenização, compensação ou reparação. 

Há a possibilidade também de contratação deste produto individualmente, porém é necessário um entendimento mais amplo das atividades ao qual o profissional esta inserido, bem como a avaliação pormenorizada dos riscos. Saiba que isso é praxe neste mercado e os custos envolvidos em apólices deste tipo são completamente viáveis e ao alcance de qualquer um.

Qual o Papel da Seguradora

Para realizar o seguro de responsabilidade médica é necessário, em primeiro lugar, recorrer à uma seguradora. Nela é possível realizar cotações, comparações e tirar todas as dúvidas que podem surgir sobre o serviço. O serviço é adquirido de maneira fácil e após realizado a redução de preocupações é recompensadora.

As seguradoras formam um sistema que se autofinancia, trazendo relativa tranquilidade aos médicos. Em algumas circunstâncias, quando o erro médico revela crassa imperícia, afastando determinadas coberturas, o hospital pode voltar-se contra o médico, fazendo-o participar da indenização.

A existência de um interesse real, exposição a um perigo comum e potencial, iminência de dano, avaliação do risco e das necessidades, e custo acessível são as condições básicas para que o seguro médico passe a existir e funcionar de modo adequado e satisfatório.

O seguro contra responsabilidade civil do médico traz maior garantia ao cliente em relação à sua saúde e traz tranquilidade e segurança ao médico para exercer seu trabalho. Além de dar à sociedade uma certeza de que seu equilíbrio econômico, social e emocional não serão prejudicados por fatos cujas discussões não têm se mostrado útil.

Os defensores alegam vantagens como: facilidade na liquidação dos danos; maiores condições de segurança no trabalho;  contribui para a justiça social; melhora a forma de previdência propriamente dita e livra o médico de intermináveis processos judiciais que mancham a sua reputação.

E mais, evita explorações, ruínas, injustiças e iniquidades; não depende da situação patrimonial do médico para garantir a reparação ou compensação; alivia a dor e os prejuízos da vitima e contribui com o superávit do sistema em programas de prevenção do dano.

A Corretora F Porto comercializa este produto, temos profissionais qualificados e capacitados para analisar o seu caso com clareza e precisão, e o mais importante, Não há qualquer custo para você, a Cotação do seu Seguro é  Grátis.

Nao perca tempo, Seguro de Responsabilidade Civil Médica é na Corretora F Porto !

Corretora F Porto, Aqui Nosso Negócio é Seguro

📞Fale com nossos especialistas
📲 WhatsApp: (31) 9 82981005
☎ Telefone: (31) 3643-1000
👉 https://corretorafporto.com.br/

Compartilhar Artigo: