Consórcio de imóveis – Dicas Para Contemplação

Se você deseja muito comprar um imóvel, não tem pressa para adquiri-lo e pode esperar um pouco para finalmente realizar esse sonho, é bem provável que você tenha se convencido que optar por participar de um grupo de consórcio é a melhor alternativa para você.

Afinal, a participação em um consórcio tem muitas vantagens em relação a outros meios de aquisição desse bem tão desejado: não há cobrança de taxas de juros, como ocorre nos financiamentos por exemplo, os prazos são mais flexíveis, você pode escolher o plano que mais atende às suas necessidades e o valor das parcelas que se encaixam no seu orçamento mensal.

Uma dúvida que muitas pessoas que contratam um consórcio de imóvel é se existe alguma possibilidade que ela seja contemplada antes de ser sorteada.

No artigo a seguir, explicamos se é possível que isso aconteça ao participar de um consórcio de imóveis.

O que você precisa saber sobre o consórcio de imóveis

O consórcio de imóvel só vai acabar quando o número total de parcelas tiver sido quitado.

É possível que você entre para o grupo de um consórcio, mesmo quando o grupo já está em andamento. Nesse caso, o valor de suas parcelas será reajustado conforme o mês de sua entrada no grupo.

A Carta de Crédito se refere ao valor a que o participante do consórcio tem direito quando for sorteado ou ao final do período de pagamento.

A cada mês, o sorteio é realizado e uma pessoa é contemplada para receber a sua Carta de Crédito antes que o consórcio chegue ao seu período final.

Enquanto o seu nome não for tirado no sorteio mensal, você deve continuar pagando a sua mensalidade, aguardando a sua vez de receber a Carta de Crédito e, assim, comprar o seu imóvel com o valor recebido da empresa administradora do consórcio.

Muitas pessoas não sabem, mas é possível receber a Carta de Crédito antecipadamente, mesmo que você ainda não tenha sido contemplado nos sorteios que são realizados todos os meses.

Para receber a sua Carta de Crédito antes do sorteio, você deve oferecer lances em leilões que são realizados pelas administradoras em cada mês.

Abaixo, enumeramos alguns passos que você deve seguir para ser contemplado o quanto antes no consórcio de um imóvel.

  • Escolha um bom valor para o seu lance

Para ser contemplado mais rápido no consórcio do imóvel, é preciso que você ofereça o maior lance no leilão que é realizado mensalmente pela empresa administradora.

Os lances, nesses casos, são livres, obedecendo critérios mínimos estabelecidos pela empresa, geralmente em torno de 10% do valor do crédito ,pois na modalidade de leilão, o contemplado é aquele que estiver disposto a pagar o valor mais alto dentre os lances que foram oferecidos em determinado mês.

Caso você não seja contemplado com o lance no leilão, ou não deseje participar dele, não há motivo para preocupação, já que nada mudará no valor da sua parcela mensal, tampouco incidirá multa ou quaisquer outros encargos financeiros por não ter tido o seu lance aceito.

Ou seja, se você não for o vencedor no leilão daquele mês, pagará apenas o preço da parcela comum, tentando outra chance no leilão a ser realizado nos próximos meses.

É impossível prever qual é o valor ideal para que você consiga ser contemplado nos leilões que serão realizados. Assim, por mais confiança que você tenha no lance que pretende pagar, não há como garantir que outros membros do grupo do consórcio oferecerão lances menores ou maiores do que o seu.

Logo, não há como garantir previamente a vitória em um leilão. Porém, há métodos que podem te ajudar nisso, como por exemplo, observar os lances dos últimos meses e descobrir o valor dos lances vencedores, com esses dados em mãos escolha o momento certo para fazer a sua oferta, claro, deixando este momento para os meses em que os menores lances foram contemplados.

Ao fazer isso, você consegue definir um valor de referência que te aproxima da possibilidade de ser comtemplado no leilão, caso possa oferecer uma quantia semelhante às que foram escolhidas anteriormente.

  • Escolha um período favorável

A depender da época do ano em que você contrata o consórcio, pode ser mais fácil que você consiga ser contemplado em um leilão.

No mês de dezembro, por exemplo, com o 13º salário, seu lance pode ser maior e fazer com que você vença o leilão. Porém, nesse período, a concorrência pode ser maior.

Assim, pensando em uma estratégia oposta, você pode escolher um mês do ano em que as pessoas costumam estar mais endividadas, como por exemplo, o mês de janeiro, devido às despesas com materiais escolares, ou em julho, o período comum de férias.

Nesses meses, a probabilidade de diminuir a concorrência é grande, favorecendo que você não precisa dispor de um valor muito alto para vencer o leilão.

  • Planeje antecipadamente participar do leilão

Escolha um mês específico e comece a se preparar, no mínimo, três meses antes para participar do leilão a ser realizado.

Ao organizar a sua vida financeira antecipadamente, você poderá oferecer o seu lance com mais folga e com uma chance menor de atrapalhar o seu orçamento mensal.

Agora que você já sabe como ser contemplado antes em um consórcio de imóveis, basta que se prepare para os leilões.

Então, entre em contato com a sua administradora e se mostre disponível para o próximo leilão.

Quem sabe você não seja o próximo contemplado do grupo?

Achou útil essas dicas? Ainda tem dúvidas? Contate a Frizzera Porto Corretora de Seguros e certamente um de nossos atendentes terá a resposta para todas as suas perguntas !

Vangelis Eugenio e Silva

Corretora F Porto, Aqui Nosso Negócio é Seguro !

📞Fale com nossos especialistas

👉 https://corretorafporto.com.br/
📲 WhatsApp: (31) 9 82981005
☎ Telefone: (31) 3643-1000

Compartilhar Artigo: