sábado , setembro 22 2018
Home / Carros / Descubra vantagens do seguro ambiental para transporte de cargas
container truck in shipping port

Descubra vantagens do seguro ambiental para transporte de cargas

Reduzir o consumo de água. Reciclar materiais. Dar um destino correto aos resíduos. Essas são atitudes que toda empresa responsável precisa desenvolver. Num planeta ameaçado pela poluição, cabe às organizações garantir uma produção sustentável, que não prejudique o bem-estar das pessoas. E o seguro ambiental faz parte disso.

Imagine a cena: você é contratado para transportar produtos químicos. No meio da viagem, o caminhão se envolve num acidente e a carga vaza. O conteúdo, altamente poluente, atinge um córrego que abastece uma comunidade que vive ali perto. Os moradores ficam sem água por tempo indeterminado.

E o quadro piora. Alguns animais bebem daquela fonte e acabam morrendo. O solo da região também é contaminado, impedindo que se plantem hortaliças. A população não tem mais como criar alimentos nem para consumo próprio, nem para vender. O dano aos pequenos agricultores é incalculável.

O dinheiro para cobrir as avarias deverá sair do seu bolso, é claro. E sua empresa responderá criminalmente pelo sinistro. Dependendo da gravidade do ocorrido, as penalidades podem ir da detenção dos responsáveis à interdição das atividades comerciais. É um cenário em que todos saem perdendo.

Felizmente, porém, não precisa ser assim. O seguro ambiental para transporte de cargas serve, precisamente, para resguardá-lo numa situação dessas. A apólice cobre quaisquer prejuízos causados, o que ainda ajuda a evitar indisposições com a Justiça e pode amortizar multas dos órgãos governamentais.

Por que contratar um seguro ambiental

Passivos ambientais são um risco constante para empresas transportadoras. Mesmo cargas aparentemente inofensivas podem desequilibrar um ecossistema. Por exemplo, um carregamento de grãos que caia por acidente num rio acaba com a vida dos peixes.

As despesas para remediar o estrago podem ser altas. Elas incluem:

– A limpeza do local;

– O tratamento para eliminar agentes de contaminação;

– O ressarcimento por danos materiais causados a terceiros;

– Possíveis indenizações por danos morais ou por lucros cessantes decorrentes (caso do exemplo citado no início do texto, em que agricultores deixam de realizar seu trabalho por causa de um acidente com produtos químicos).

Uma maneira de minimizar o impacto nas finanças corporativas é contratar um seguro ambiental. Trata-se de um investimento necessário, apesar de ainda não ser obrigatório por lei. Fora a segurança, no que tange aos cofres da empresa, essa é uma medida que atesta a preocupação do negócio com a preservação do meio ambiente.

Conte com a Corretora Frizzera Porto para assegurar uma viagem tranquila e minimizar os efeitos negativos de um eventual acidente. Afinal, independentemente da culpa, quem provoca danos ambientais deve repará-los. Entre em contato conosco e faça uma cotação sem compromisso para saber mais detalhes do Seguro Ambiental.

Além desse produto, nós contamos com diversas soluções empresariais. Vale a pena conhecer outras maneiras de proteger tanto sua equipe de colaboradores quanto a reputação da sua marca. Acompanhe as novidades do nosso blog e não deixe de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de tudo!

Aliás, agora que você já sabe um pouco mais sobre seguro ambiental para transporte de cargas, que tal compartilhar o artigo com outros amigos interessados? Aproveite também para postar um comentário e contar-nos o que você achou das dicas.

 

Sobre Frizzera Porto

Veja também

Seguro auto: Aumento de Roubo de Carros em Minas Gerais

Em Minas Gerais, mais precisamente em Belo Horizonte, os casos de roubos de veículos vêm …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *