Ao comprar um carro, especialmente um carro zero, é essencial que você contrate um seguro de automóvel. Não só ele costuma ser exigido por certas concessionárias, como é uma proteção importantíssima para você em caso de sinistro. Porém, é normal que surjam certos questionamentos na hora de fechar o contrato.
Portanto, vamos responder quatro dúvidas que todo mundo possui na hora de contratar um seguro auto. Confira conosco a seguir e tenha todos os seus questionamentos respondidos.
1 – Quais os Tipos de Seguro Auto que Posso Contratar?
De forma geral, são quatro os tipos mais comuns de cobertura. A maioria das seguradoras oferece todas elas, e você deve decidir qual a melhor opção para as suas necessidades. A mais completa é a chamada cobertura compreensiva, que cobre todas as ocasiões. É indicada para os veículos usados diariamente.
Você pode escolher também o seguro de furto e roubo, para proteção do patrimônio; o seguro para terceiros, que é considerado um seguro complementar; e, por fim, o seguro para passageiros, que cobre danos físicos sofridos por quem está de passageiro no veículo. Considere as necessidades do seu cotidiano e veja qual a melhor opção para você.
2 – O Que é Franquia?
Ao começar a negociar o seu seguro, você irá entrar em contato com vários termos específicos: apólice, franquia, prêmio… Eles são simples de entender, e é muito importante saber do que se tratam. A franquia, por exemplo, é algo corriqueiro e inerente às apólices.
Ela trata-se de um valor que o usuário paga para arcar com parte dos danos em caso de sinistro. É uma divisão entre o contratado e a seguradora, que pode ser fixa ou percentual, de acordo com o estipulado em apólice. Não se esqueça de manter esse valor reservado, pois nunca se sabe quando um acidente pode acontecer.
3 – O Que é Considerado na Hora de Montar a Sua Cotação de Seguros?
O valor do seguro é algo extremamente variável, e dificilmente duas pessoas pagarão exatamente o mesmo valor. Existem muitos fatores que são considerados na hora de cotar o valor, dentre os quais os mais importantes são a marca e modelo do veículo, o perfil do condutor principal e nível de uso do carro.
Pessoas mais velhas, especialmente mulheres, geralmente pagam um valor mais baixo do que homens jovens. Da mesma forma, quanto mais simples o modelo do carro, mais barato costuma ser a apólice. Porém, para carros antigos o valor pode subir. É tudo uma questão de detalhes, por isso vale a pena você fazer a cotação em várias seguradoras.
4 – Existem Sinistros que o Seguro Não Cobre?
A resposta rápida é: SIM. Existem ocasiões onde o seguro não cobre o valor dos danos, mesmo mediante o pagamento da franquia. Isso inclui casos onde o condutor está alcoolizado, ou mesmo o simples fato de se envolver em acidente com parente próximo, por exemplo. Da mesma forma, dirigir sob efeito de entorpecentes ou infringir qualquer lei de trânsito também tira o direito ao seguro.
E aí, está mais informado para contratar um seguro auto sem dúvidas? Então acesse o nosso site e fique por dentro de todas as novidades do mercado de seguro! Estamos à disposição para te ajudar.
corretorafporto.com.br
(31) 3643-1000