Mitos e Verdades Sobre o Seguro de Vida

Hoje falaremos um pouco e daremos algumas dicas  sobre Como Funciona o Seguro de Vida.

Pensado em manter o equilíbrio nas contas e o padrão de vida de dependentes em caso de acidentes, morte ou ainda incapacidade laborativa do provedor da casa, este texto foi pensado justamente para desmistificar alguns paradigmas que cercam o produto.

O Brasil é um baixo consumidor deste seguro, e foi detectado em estudos de mercado que uma das razões para números tão baixos em aquisições é justamente a desinformação.

Continue lendo e ao final, se achar útil deixe  seu comentário e compartilhe nas suas redes sociais,

O que é um  Seguro de Vida

De forma direta, o seguro de vida é um contrato firmado entre uma seguradora e o cliente, neste caso conhecido como segurado, onde, no momento da assinatura de uma apólice, a seguradora se compromete a pagar o valor acordado entre as partes as pessoas estipuladas como beneficiarias, isto em caso de morte, acidental ou ainda natural.

Há modalidades onde outras diversas clausulas são incluídas na mesma apólice, mas sobre isso falaremos abaixo. Em contrapartida, o cliente paga uma parcela mensal a seguradora a título de “prêmio de seguro” popularmente conhecida como mensalidade.

Como Funciona o Seguro de Vida

O seguro de vida é um contrato que a  seguradora paga uma indenização em caso de acontecimentos previstos na apólice. Quando se dá a morte do titular do seguro, essa indenização é paga aos beneficiários devidamente estipulados pelo próprio segurado na no momento da aquisição da apólice. Se não houver beneficiários a linha de sucessão hereditária estipulada em Lei prevalece. (cônjuge, filhos, pais, irmãos, sobrinhos etc.) Um Pouco Sobre Seguro de Vida

Para ter direito ao recebimento da apólice o segurado deverá estar em dia com as suas obrigações financeiras junto a seguradora.

Os Benefícios do Seguro de Vida

A seguir, listamos os principais motivos para você ter um seguro de vida

Proteção Financeira

O seguro de vida proporciona  proteção financeira ao segurado e sua família em diferentes situações,  como  dito acima sempre que prevista em apólice e devidamente contratada,

Pagamento por Afastamento do Trabalho

Caso aconteça algum acidente com o segurado que o impeça de realizar suas atividades laborativas  o segurado pode receber um pagamento de diárias pelo período afastado. Diferentes apólices garantem esta cobertura, chamada DIT. Há contratações de até 1 ano com carências a partir de 15 dias.

O pagamento é feito com base no valor contratado e calculada pelo próprio segurado. A partir do 16º dia de afastamento do funcionário em regime CLT.

Custo X Benefício Equilibrado

O seguro de vida tem um custo razoavelmente baixo, ao compararmos o valor investido versus os benefícios incluídos numa apólice, esta conta sempre penderá para o lado do segurado

A partir de R$ 19,99 mensais já é possível adquirir uma apólice básica. A contratação é simples e não exige quaisquer burocracias sendo tão somente necessário uma declaração de boa saúde do segurado. Sua contratação é 100% online.

Vale lembrar que o valor acima é uma apólice de seguro de vida básica, valida para morte acidental somente.

União Estável e o Seguro de Vida

Mais Proteção Para o Seu Cônjuge

Hoje em dia é comum casais dividirem as despesas da casa. Quando há a perda de um infelizmente a conta não fecha, sobrecarregando o outro e consequentemente devendo haver o corte de despesas a curto prazo, o que leva geralmente e uma queda brusca no padrão e na qualidade de vida da família como um todo.

Dessa maneira, ter um seguro de vida é uma forma de garantir a seus familiares um certo conforto financeiro durante um período delicado e turbulento, até que as coisas se ajeitem e os padrões possam voltar a ser restabelecidos.

Em muitos casos, o cônjuge aproveita essa verba extra para contratar alguém capaz de ajudar nos cuidados dos filhos. Ou então, investe em um atendimento de apoio psicológico para conseguir lidar melhor com a perda. Há casos em que o seguro de vida é usado para quitar a escola dos filhos até a sua formação, por exemplo.

Abaixo 6 Mitos e Verdades Sobre o Seguro de Vida

Como dito acima, a falta de informação sobre o produto leva muitas pessoas a não adquirirem por ignorância ou ainda paradigmas ligados à nossa cultura.

Vale lembrar que em países como os Estados unidos, aproximadamente 55% da população economicamente ativa possui seguro de vida. Infelizmente no Brasil esse número não passa de 18%.

1- O Seguro de Vida só Pode Ser Usado em Caso de Falecimento

Mito! Um dos grandes equívocos é pensar que as coberturas do seguro de vida só valem após a morte do segurado.

Na verdade, o que pouca gente sabe é que o valor do seguro também pode ser utilizado, dependendo das coberturas da apólice contratada, em situações como:

  • Incapacidade temporária total ou parcial por acidente;
  • Diagnóstico de câncer, exceto câncer de pele;
  • Doenças terminais;
  • Diária por Incapacidade Temporária (DIT), indicado para profissionais que podem contar com o seguro para garantir seus rendimentos em caso de acidente ou doença que os afaste do trabalho;
  • Despesas médico-hospitalares e odontológicas em caso de acidente.
  • Recebimento em Vida (previdência privada)

2- Seguro de Vida é Muito Caro

Mito! O seguro de vida é flexível. Contratar uma apólice não depende de quem vende, depende de quem está comprando e certamente há uma feita especialmente para você, pensada de acordo com as suas possibilidades financeiras e direcionada as suas necessidades.

Como num seguro de automóvel, tudo depende do seu perfil. Os valores das apólices são calculados com base na idade do segurado, coberturas desejadas, profissão, local de residência dentre outros diversos fatores. Ou seja, contratar um seguro de vida pode ser algo acessível a qualquer pessoa.

3- Sou Solteiro, Não Tenho Filhos Posso ter Seguro de Vida ?

Verdade! A contratação do seguro de vida pode ser feita para garantir a estabilidade financeira do próprio segurado, mesmo que seja solteiro e sem filhos, Neste caso, poderá usar a cobertura em casos de invalidez ou doença grave, por exemplo.

O próprio segurado será o beneficiário do seguro em caso de doenças terminais, invalidez temporária ou permanente. O prêmio pago poderá ser usado para arcar com os custos de tratamento, isto tudo não é achismo e está devidamente descrito na apólice.

Para ilustrar, destacamos o seguro Vida Mais Mulher, um produto desenvolvido pela Porto Seguro, que permite o pagamento de indenização em situações de diagnóstico de câncer de útero ou mama, por exemplo (exceto melanoma).

4- Tenho Seguro de Vida da Empresa, Não Posso ter Outro Particular

Mito! Como o seguro de vida em grupo é contratado pela empresa empregadora, caso for demitido ou decidir sair do emprego, os familiares segurados ficarão sem proteção financeira.

Além disso, o seguro de vida em grupo pago pelas empresas geralmente são apólices básicas e nem sempre atendem as necessidades de seus funcionários. Os valores indenizatórios são baixos e incapazes de suprir a necessidade de seus familiares por médios e longos prazos.

Um seguro completo deve oferecer coberturas que abrangem morte natural, acidental, invalidez permanente por doença, invalidez permanente ou temporária causadas por acidentes, auxílio-funeral, cesta básica dentre outras.

Ainda que apólices individuais sejam mais flexíveis a alterações, adições ou ainda exclusões de coberturas, tudo conforme as necessidades do segurado.

5- Seguro de Vida não Pode ser Cancelado

Mito! Esta é uma das melhores, muitas pessoas ainda creem que o seguro de vida tem caráter eterno e não pode ser cancelado nunca. Este é um dos maiores enganos que temos sobre este produto;

Qualquer apólice de seguro pode ser cancelada, seja ela de vida de automóvel, de saúde, enfim. O que acontece é que nos seguros de vida, em sua maioria o valor investido é perdido. Já há no mercado apólices resgatáveis, onde com um mínimo tempo de adesão estipulado em contrato você já tem direito ao resgate dos valores investidos.  Mas fique atento, este é um produto específico e tem diversas cláusulas que regem este tipo de contrato.

6 -É muito Burocrático Para Receber o Seguro de Vida

Mito! A indenização do seguro de vida é simples e sem nenhum tipo de complicação, pode ser solicitada pelo beneficiário e em condições normais não há qualquer necessidade de um advogado ou despachante atuar para ter os seus valores recebidos

O Corretor de Seguros também pode atuar por você, mas tão somente nos tramites documentais e processos legais exigidos pela seguradora para sua indenização. Já o  recebimento de valores deverá ser exclusivamente na conta bancária do(s) Beneficiário(os) ou a quem este indicar por procuração publica específica.

De acordo com a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) o prazo regular para pagamento de indenizações é de 30 dias a partir do recebimento na integra da documentação exigida.  Casos em que não haja beneficiários estipulados ou ainda briga judicial por herança pode atrasar esta condição

Esperamos ter elucidado algumas dúvidas a respeito do Seguro de Vida, mas lembre-se de contar sempre com o auxílio do Corretor de Seguros antes de decidir por um produto ou outro. Outro aspecto que não podemos deixar de fora é aquele segurinho que o gerente do seu banco liga te oferecendo, sabe !!!

Pois é, Gerente de Banco NÃO é corretor de seguros, e o negócio dele é bater meta. Cuidado, !!!

A Corretora F Porto, há anos atuando no mercado é referência no ramo. Nossos corretores irão auxiliá-lo na escolha do produto ideal para você e sua família. Tudo isso a custo zero e com satisfação garantida;

5 Motivos Para Ter um Seguro de Vida

Vangelis Eugenio e Silva

Corretora F Porto, Aqui Nosso Negócio é Seguro !

📞Fale com nossos especialistas

👉 https://corretorafporto.com.br/
📲 WhatsApp: (31) 9 8298-1005
☎ Telefone: (31) 3643-1000

 

Compartilhar Artigo: