Vantagens do Consórcio de Automóveis Sobre o Financiamento

O consórcio de automóveis pode ser  uma excelente alternativa para você que quer comprar ou trocar um carro, porém não tem pressa para isso ou ainda não tem a quantia de dinheiro suficiente para o carro desejado;

A algum tempo adquirir e uma cota de consórcio  tornou-se uma forma  muita mais vantajosa do que encarar  um financiamento. Esses dois formatos de crédito são os mais procurados no mercado, porem devemos lembrar que cada um possui a sua peculiaridade.

Mudanças recentes no mercado automotivo e, principalmente, no cenário econômico, apresentaram maiores vantagens na modalidade do consórcio. Saiba mais abaixo

Vantagens do Consórcio de Automóveis

Podemos citar aqui sem duvidas que uma das principais vantagens do consorcio de automóveis sobre o financiamento é a taxa de juros aplicadas em ambas as modalidades, no consórcio tem se a taxa de administração, já no financiamento a taxa de juros,

O aumento expressivo nos preços dos veículos ocorre por conta da ainda da Pandemia de 2020, onde a paralisação da indústria trouxe diverso problemas na cadeia de suprimentos para a fabricação de veículos, especialmente na China, onde ainda em 2022 tem se praticado o lockdown,

Nesse contexto, o consórcio de automóveis se torna mais vantajoso, pois alem de ter uma taxa de administração menor, este oferece ao consumidor parcelas menores e um prazo mais longo de pagamento, talvez culminando com o final do problema de suprimentos de peças.

Segundo Paulo Roberto Rossi, presidente da ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios), o cenário é altamente favorável para o mercado de consórcios por que as pessoas estão passando a considerar esperar mais tempo para finalmente adquirir ou trocar seu veiculo,

O aumento dos preços dos automóveis contribuiu para que os consumidores começassem a refletir melhor sobre se ele realmente precisa comprar um carro imediatamente, ou se pode esperar por mais algum tempo, diluindo assim as parcelas a serem pagas

Os Financiamentos Estão Cada Vez Mais Caros

Outra vantagem que se apresenta favorável ao consórcio de automóveis em relação à modalidade de financiamentos é o aumento regular da taxa Selic, a taxa que é referência para o mercado de financiamentos.

A taxa Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira e nada mais é do que um sistema utilizado pelo governo, por meio do Banco Central do Brasil, para que exista um controle maior nos processos de emissão, de compra e de venda de títulos.

Selic é a abreviação para o Sistema Especial de Liquidação e Custódia,

Quando os juros básicos da economia, como a taxa Selic, ficam mais altos, os financiamentos dos veículos também sofrem elevações em suas taxas, fazendo com que fiquem cada vez mais caros, aumentado a preferência dos consumidores pela modalidade de consórcio de carros, vale destacar que a Selic vem desde 2019 crescendo de maneira constante.

O aumento das taxas de juros fazerem com que os financiamentos de automóveis fiquem cada vez mais caros, já no consórcio, por se tratar de prazos mais longos e ser indexado ao valor do carro zero km, este faz  com que as oscilações sejam menores, aumentando desta forma a procura.

Como já dito acima,  no consórcio  não há a cobrança desses juros. Apenas taxas administrativas

O Custo de um Carro Sai Quase o Dobro no Financiamento

Diversas simulações mostram que  para aqueles que escolhem  o financiamento, é possível concluir que ao final do plano escolhido é possível chegar ao infeliz veredicto do pagamento de dois carros,

Isso acontece, principalmente, por que a cobrança dos altos juros no  financiamento  faz com que o valor do carro aumente consideravelmente em relação ao carro que é adquirido mediante a participação em um consórcio.

Já as taxas administrativas praticadas pelas administradoras de consórcios são relativamente menores, cálculos compravam um aumento em media de 17 a 22% do valor a vista.

Então, se você não tem dinheiro disponível para comprar um automóvel, não tem pressa e pode assim esperar mais tempo para colocar um carro novo na sua garagem, o consórcio, apoiando-se nas vantagens aqui apresentadas, é a melhor opção para você.

Podemos destacar também que é possível ter o seu crédito através de lances ofertados, ou seja, se você vendeu o seu carro, obviamente pode usar o valor dele para dar de lance e não ter de esperar pelo sorteio ou contemplação.

Vale dizer que uma das desvantagens do consórcio é que se você resolve quitar as parcelas de uma só vez, você não terá abatimento, ou seja, como não há incidência de juros não há por que desconta-los.

Por isso, desfrute de todos os benefícios que o consórcio de um carro pode te oferecer e comece já a realizar o sonho do carro novo, consulte a Corretora F Porto e tire as suas duvidas sobre o consorcio de automóveis com um de nossos consultores.

Vangelis Eugenio e Silva

Corretora F Porto, Aqui Nosso Negócio é Seguro !

📞Fale com nossos especialistas

👉 https://corretorafporto.com.br/
📲 WhatsApp: (31) 9 82981005
☎ Telefone: (31) 3643-1000

Compartilhar Artigo: