O Golpe do Falso Seguro

O Golpe do Falso Seguro, infelizmente existe, é real e causa prejuízos enormes a segurados todos os dias.

Num cenário onde os aumentos abusivos nos valores dos seguros, principalmente no mercado de  seguro de automóveis tem fomentado um lucrativo mercado para golpistas e um enorme prejuízo aos proprietários de veículos;

Trata-se do Golpe do Seguro Falso, ou seja, anúncios atrativos de corretagem de seguros divulgados em plataformas digitais como Google, Instagram, Facebook , dentro outras são a isca dos golpistas.

Por trás desses anúncios há toda uma infraestrutura de atendimento, com websites, telefones, call-centers e-mails, atendimentos via WhatsApp  e etc.

O cliente ao contatar esta falsa empresa, obviamente  atraído por valores de seguros abaixo do mercado, acaba fechando negócio,  certamente acreditando  estar fazendo uma excelente escolha,  mas infelizmente acaba sendo vítima de golpistas.

Feito o negócio, a falsa corretora  geralmente emite um boleto como forma  de pagamento,  transferências de valores via PIX  também é uma opção, Há casos em que até mesmo serviços de motoboy para coleta de valores são oferecidos ao cliente;

 A questão é que ao realizar o pagamento, o cliente chega a receber a apólice de seguros exatamente de acordo com o negócio proposto, com os seus dados e do veículo objeto do seguro, tudo no mais alto nível de realidade, porém sem qualquer validade legal.

A percepção de que você caiu em um golpe, infelizmente só se dará quando você, neste caso mais conhecido como vítima necessitar utilizar o seguro contratado, seja por um motivo de acidente, sinistro de roubo ou furto ou ainda uma simples assistência a sua casa ou veículo, onde ficará constatado que NÃO há qualquer apólice de seguro junto a companhia no seu CPF.

Os prejuízos podem ser grandes, pois em caso de roubos do veículo, você somente  irá tomar ciência de que perdeu o seu bem na hora de acionar o seguro para comunicar a ocorrência.

Golpistas estão aperfeiçoando esta fraude a cada dia, inclusive utilizando-se de serviços 0800 falsos, com atendimento eletrônico e todo o aparato dignos de uma grande empresa seguradora. Não se admire caso você receba uma mensagem de WhatsApp ou SMS próximo da data de vencimento de seu seguro oferecendo excelentes condições para renovação. Desconfie sempre !

Serviços de divulgação de mensagens em massa disparam mensagens padronizadas de comunicação de vencimento de seguros, não há um alvo específico, trata-se de um jogo lucrativo, onde , por exemplo , de cada 100.000 mensagens disparadas, 2% das pessoas que as recebem estão coincidentemente com o seguro do seu carro próximo da data de renovação.

Já imaginou, não é difícil você ou eu receber uma mensagem dessas, afinal 2% de 100.000, estamos falando de 2000 (duas mil vítimas potenciais) que  na correria do dia a dia simplesmente poderão inocentemente responder à mensagem  e cair no golpe do falso seguro.

E Como Evitar  ?

Há algumas maneiras de evitar que se caia em golpes do falso seguro, porém é preciso tempo e sobretudo atenção.

 Como já dito aqui em nosso blog, seguro é coisa séria e não deve ser entregue as mãos de qualquer um,( Leia Artigo Clicando Aqui )

Trata-se da proteção de bens de valores elevados, que demandam tempo e trabalho duro para serem conquistados.

Desta maneira, listamos abaixo alguns cuidados e precauções simples. Lembrando que essas dicas não evitarão um possível golpe, mas certamente irão guia-lo no caminho certo para evitar as armadilhas dos golpistas,

  • Desconfie Sempre de Preços Muito Abaixo do Mercado ;
  • Desconfie de Quem Tenha Pressa Para Fechar o Negócio ;
  • Desconfie de Mensagens com Ofertas Coincidentes com Sua Necessidade ;
  • Pesquise a Corretora Escolhida, o Site (relameaquicom.br) é uma excelente ferramenta para este fim;
  • Verifique Junto a SUSEP (Órgão Regulador de Seguros) se a Corretora é Credenciada (Clique Aqui )
  • Verifique as Avaliações de Clientes Sobre a Corretora no Google ;
  • Verifique se há  um Endereço Físico;
  • Nunca, Jamais Realize Pagamentos na Conta da Corretora ou Corretor.
  • Pagamento de Seguros Via Pix NÃO EXISTE, Isso é FRAUDE.
  • Buscar o Dinheiro do Seguro em Sua Casa ou Trabalho NÃO EXISTE, Isso é FRAUDE;
  • Opte Sempre por Pagar o Seguro no Cartão de Crédito ou por Débito em Conta;
  • Seguro Via Boletos Você Deve se Dirigir ao Site da SEGURADORA e Fazer Você Mesmo a Emissão do Boleto Para Pagamento.
  • Não PAGUE o Boleto Caso Este Seja Emitido pelo Corretor de Seguros que Você Ainda não Conhece;
  • Após Fechar Negócio Contate a seguradora e Solicite Informações Sobre  Sua Apólice. Simplesmente Fornecendo o CPF ou CNPJ o Atendente  já irá Detectar ou NÃO a sua Apólice no Sistema da Seguradora.
  • Encontre Você Mesmo o Número 0800 ou 4004 no Site Oficial da Empresa na Internet. Jamais Ligue no Número Fornecido Pelo Suposto Corretor Sem Antes Conferir no Site da Seguradora, Isso Pode se Tratar de uma Central de Atendimento Falsa.
  • Nunca Clique em Links Enviados por Quem Você Não Conhece

A Corretora F Porto está devidamente credenciada junto a SUSEP, (Clicando Neste Link) você poderá verificar nosso cadastro, simplesmente digitando alguns dados como o CNPJ ou nome da corretora.

Este link é do governo e você pode utiliza-lo para checar qualquer outra empresa do ramo de seguros.

Caso desconfie de seu seguro ou corretora, você poderá nos contatar e podemos fazer o levantamento da sua apólice, isso não terá qualquer custo !

Há alguns outros artigos já publicados em nosso blog sobre cuidados na hora de contratar um seguro, caso haja interesse em visualiza-los basta (Clicar Aqui )

Vangelis Eugenio e Silva

Corretora F Porto, Aqui Nosso Negócio é Seguro !

📞Fale com nossos especialistas

👉 https://corretorafporto.com.br/
📲 WhatsApp: (31) 9 82981005
☎ Telefone: (31) 3643-1000

 

 

 

 

 

Compartilhar Artigo: