terça-feira , janeiro 16 2018
Home / Importante / O que é o seguro responsabilidade civil

O que é o seguro responsabilidade civil

Atualmente, a questão da responsabilidade civil está quase sempre presente em toda a atividade humana. Assim, o seguro responsabilidade civil possui um amplo espectro de coberturas, como automóvel e residência, até serviços prestados por profissionais autônomos e liberais.

Com isso, o seguro de responsabilidade civil protege o patrimônio da empresa segurada contra diversos riscos de danos corporais ou materiais causados a terceiros, que sejam da sua responsabilidade, desde que involuntários.

Além disso, este tipo de seguro garante o reembolso de riscos cobertos, até o limite máximo da importância segurada, dos valores de indenizações que são determinadas por uma sentença judicial ou em um acordo autorizado pela seguradora.

Tudo o que você precisa saber sobre o seguro responsabilidade civil

Apesar de muitas pessoas desconhecerem o assunto, o seguro responsabilidade civil é algo extremamente importante, pois trata da obrigação que uma pessoa física ou jurídica tem de reparar danos causados a outra, mesmo que o prejuízo em questão tenha sido provocado por algum ato involuntário.

Nesse sentido, é importante destacar a proteção do patrimônio de cidadãos e empresas contra ações de responsabilidade civil, já que, mesmo tomando uma série de cuidados e medidas preventivas, não é possível eliminar totalmente a ocorrência de situações não previstas.

Um exemplo disso são as ações de reparação de prejuízos que podem vir desde um simples acidente de trânsito com a colisão de dois veículos, até uma ação de reparação de danos ambientais causados por contaminação em função das atividades de uma empresa.

Assim, a lista de possibilidades de atos que podem resultar em processos de responsabilidade civil é ilimitada, pois não é possível saber tudo o que exatamente pode acontecer, até que aconteça, onde casos nunca vistos antes acontecem todos os dias.

  • Seguro estagiário

O objetivo do seguro de vida de acidentes pessoais é garantir que a família ou dependentes financeiros recebam uma indenização caso o estagiário sofra algum acidente e venha a falecer, reduzindo os impactos financeiros causados pelo falecimento do segurado.

Além disso, o seguro também pode beneficiar o próprio segurado, no caso de invalidez ou de uma doença grave, dependendo da cobertura contratada.

Assim, a contratação deve ser realizada pela empresa na qual você vai estagiar ou órgãos públicos, como a faculdade. O seguro deve constar ainda no Termo de Compromisso assinado entre o estudante, a empresa e a faculdade, antes de começar o estágio, pois, antes disso, você não pode começar a trabalhar.

Seguro responsabilidade civil médica

O seguro de responsabilidade civil nada mais é que uma ajuda financeira mútua entre uma determinada classe, a qual representa um grupo ameaçado pelos mesmos perigos e proporciona a garantia de uma compensação para as necessidades ocorridas ao acaso e avaliáveis decorrentes de um evento que provoque danos.

Assim, a fundamentação básica do seguro é a socialização do risco individual, dividindo o prejuízo entre os contribuintes e minimizando-o para o segurado.

Então, no caso do seguro de responsabilidade médica, o valor da condenação é suportado por todo o universo de médicos participantes, através de um fundo de reserva constituído para tais fins.

O seguro tem a finalidade de ajuda financeira em que o segurado pode recorrer à seguradora quando denunciado. Isso evita que o médico comprometa o seu patrimônio para cumprir a determinação judicial, caso seja condenado a uma indenização, compensação ou reparação.

Seguro responsabilidade civil dentista

O seguro de responsabilidade civil dentista é conhecido como o seguro pelo qual o segurado tem direito ao reembolso do valor pago ao paciente através de acordo extrajudicial ou processo, tendo como pedido indenização por danos materiais ou morais causados durante o tratamento odontológico.

Sendo assim, o seguro permite a cobertura de todas as ações e omissões derivadas da atuação profissional, ligadas à atividade odontológica. Ou seja, é um seguro voltado exclusivamente para o exercício da profissão, e para a responsabilidade dela resultante, se houver algum dano ou prejuízo causado pelo profissional ao paciente.

Com isso, procure este tipo de seguro nas principais seguradoras especializadas, pois ele é muito diferente em seus benefícios e coberturas. Além disso, a APCD (Associação Paulista de Cirurgiões Dentista), por exemplo, oferece como beneficio a todos os seus associados um seguro deste tipo

Por isso, informe-se em sua associação de classe ou sindicato sobre a existência deste tipo de produto, pois ele garante que seu exercício profissional e principalmente seu patrimônio será comprometido devido a um problema legal.

Assim, a prevenção é sempre a melhor arma e vai lhe oferecer a possibilidade de você exercer a profissão com mais tranquilidade, logo informe-se sobre esse seguro para sua vida profissional.

Portanto, em um mundo cada vez mais competitivo e dinâmico, a qualquer momento algo pode acontecer em qualquer segmento. Por isso, entre no site agora mesmo da corretora de seguros Frizzera Porto e saiba tudo sobre o seguro responsabilidade civil.

Sobre Frizzera Porto

Veja também

Plano odontológico: investimento que gera economia

O sorriso é o cartão de visitas de qualquer profissional. Mais que simpatia ou satisfação …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *