O que determina o valor do meu seguro auto?

Se você não sabe como é calculado o valor do seguro auto e tem muitas dúvidas sobre como esse preço do seguro do automóvel é determinado pelas empresas seguradoras de veículos, este artigo é para você!

A seguir, reunimos algumas dicas que vão te ajudar a saber quanto você vai pagar pelo seguro do seu carro, antes mesmo que procure uma seguradora para efetivar a devida contratação desse serviço, que tem atraído cada vez mais motoristas no país.

Como se determina o valor do seguro de um carro?

As empresas seguradoras de veículos consideram muitas situações e uma variedade de dados estatísticos para decidir o valor que cada cliente pagará ao contratar um seguro para o seu carro.

Uma dessas informações que são consideradas nesse cálculo é um índice que muito tem a ver com a realidade presente em nosso país: o índice de roubos e furtos de veículos.

O número de roubos de veículos só aumenta

O índice de roubos de veículos tem aumentado muito nos últimos anos. A segurança pública não é um dos pontos fortes do nosso país e com o costumeiro fracasso das políticas governamentais nessa área, cada vez mais veículos são roubados em todo o Brasil.

As situações mais críticas estão concentradas nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro onde o número de veículos que são roubados e recuperados para o seu dono após o assalto não chega nem a 50%.

É uma situação alarmante que preocupa motoristas no país todo. Afinal, o carro é um bem que demora muito tempo para ser adquirido.

Até mesmo para aqueles consumidores que não precisaram esperar tanto tempo para realizar o sonho de comprar um carro novo, o alto valor aquisitivo do bem faz com que a ocorrência de um roubo lhe traga um prejuízo enorme.

Diante desse cenário, a tecnologia tem avançado para ajudar a combater os roubos ou, pelo menos, fazer o possível para que o veículo seja recuperado para a posse do seu dono quando é roubado.

Exemplos desses avanços tecnológicos são o imobilizador eletrônico de ignição, os novos formatos de alarme, entre outros dispositivos e equipamentos que são capazes de atrasar o roubo em até três minutos.

Para contribuir para que a insegurança dos motoristas ao comprar um carro diminua, o Conselho Nacional de Trânsito, o Contran, determinou que todos os veículos novos saiam da fábrica com um rastreador antifurtos embutido.

Essa obrigatoriedade, porém, ainda não foi incorporada a nenhuma legislação específica do país.

Alguns carros são mais vulneráveis a roubos que outros

O Centro de Experimentação e Segurança Viária, o Cesvi, elaborou e desenvolveu um estudo do mercado automotivo para identificar quais são os veículos que são mais vulneráveis a roubos.

Para fazer a lista dos carros que estão mais vulneráveis a serem roubados, o Cesvi avaliou a quantidade de itens de segurança, manuais e eletrônicos, que os veículos comercializados no país possuem.

Assim, de acordo com a quantidade, mas também com a qualidade, dos dispositivos de proteção que cada modelo de veículo possui, o Cesvi estabeleceu o índice de Furto de cada carro.

Os consumidores que planejam comprar um carro podem então ter acesso ao Índice de Furto dos veículos que desejam adquirir, podendo escolher um automóvel que seja melhor equipado com dispositivos de segurança, dificultando assim a violação do seu patrimônio.

O Cesvi avaliou a presença e a eficiência de vários componentes de segurança dos veículos. Dentre eles, os imobilizadores eletrônicos, as travas do volante, a qualidade do alarme, a posição da bateria, o tipo de chave do automóvel, os vídeos laterais laminados, entre outros elementos que poderiam ser citados.

Os itens que mais pesaram no cálculo do Índice de Furto foram o tipo da chave do veículo e os alarmes instalados.

Componentes do cálculo do seguro de um carro

O risco de roubo do veículo é um elemento muito importante para o cálculo do valor do seguro do carro, mas há outros elementos que também compõem esse cálculo. São eles:

  1. Idade do motorista: quanto mais jovem for o condutor do veículo, mais caro ele deverá pagar pelo seguro. Isso acontece por conta da pouca experiência do motorista, sendo assim mais suscetível a causar ou sofrer acidentes de trânsito.
  2. Tempo de habilitação: outro item que se relaciona estritamente com a experiência do motorista.
  3. Sexo do motorista: baseado em dados estatísticos, as motoristas mulheres pagam mais barato pelo seguro de um carro.
  4. Modelo do veículo: quanto mais caro for o carro, mais caro será o seu seguro.
  5. Residência do motorista: se o motorista mora em um bairro onde o índice de roubos e furtos é alto, o valor do seguro também será mais alto.
  6. Tipo de cobertura: o valor que você pagará pelo seguro se relaciona também com o tipo de proteção que você escolher. Caso você deseje contratar um seguro que cubra apenas roubos e furtos, o valor será menor. Se deseja um seguro que cubra colisões, danos a passageiros, direito a guincho, o valor a ser pago será maior.

 

Agora que você já sabe como é calculado o valor do seguro de um carro, escolha um dos seguros disponíveis no mercado e proteja já o seu veículo!

Frizzera Porto – Corretora de Seguros
📲 WhatsApp: (31) 9 8296-3060
☎ Telefone: (31) 3643-1000
👉 https://corretorafporto.com.br/
📧 contato@corretorafporto.com.br

 

Compartilhar Artigo: