domingo , dezembro 16 2018
Home / Importante / É Possível Contratar Seguro Auto sem CHN?

É Possível Contratar Seguro Auto sem CHN?

Imagine que chegou o momento de você contratar um seguro auto ou chegou o dia de você renovar o que já tem.

De imediato, surge uma dúvida: É possível contratar seguro auto sem CNH? Outra dúvida: Seria possível contratar o seguro com a carteira de habilitação vencida?

Essas perguntas são muito pertinentes, fazem todo o sentido, na hora que é preciso contratar um seguro auto. Mas o que fazer?

Deixar de ter o veículo segurado não parece ser uma opção viável, levando-se em consideração o trânsito, a falta de segurança, a violência dentre tantos outros fatores.

Vamos tentar ajudar você a entender o que é possível ser feito diante dessa situação, buscando analisar os trâmites desse procedimento tão essencial no Brasil.

Não Possuo CNH Posso Contratar um Seguro Auto?

Antes de contratar um seguro auto, é muito importante encontrar uma seguradora que possua considerável experiência na área. Isso é muito importante mesmo, nada de associações ou entidades de proteção que prometem reinventar a roda, com preços mirabolantes e surreais.

A seguradora irá solicitar uma relação de documentos para que o procedimento seje realizado. É certo que esses procedimentos garantem àqueles que irão contratar o seguro, digamos, maior tranquilidade e a certeza de uma perfeita cotação de acordo exatamente com o perfil do cliente.

Além do RG, do CPF, dos certificados do veículo, para a contratação de um seguro auto, é necessário que se apresente a Carteira Nacional de Habilitação (CNH)

Mas seria possível contratar esse seguro sem a CNH? A resposta é: depende dos procedimentos adotados pela seguradora.

As seguradoras de seguros entendem que, se o contratante não possui habilitação para dirigir, não poderá ter a esperada cobertura securitária, caso ocorra algum sinistro.

Em termos gerais, o sinistro trata-se de uma ocorrência prevista no contrato de seguro.

Inclusive, o primeiro documento a ser solicitado na ocasião da contratação do seguro auto, é justamente a CNH.

Mediante essa situação, teoricamente, seria possível que o seguro seja realizado em nome de uma terceira pessoa que seja habilitada. Mas é preciso analisar como funciona a contratação de uma apólice de seguro para automóveis.

Há seguradoras que aceitam a contratação do seguro auto sem que o proprietário do veículo possua CNH.

Essa lógica seria aplicável àqueles que querem contratar um seguro para seu automóvel, estando, por algum motivo, com a habilitação vencida ou suspensa, lembrando que o proprietário do veiculo não poderá dirigi-lo, ficando somente a cobertura valida para acidentes causados ou sofridos pela pessoa apontada como principal condutor.

As regras de cobertura, dessa maneira, podem variar de uma seguradora para outra.

“O Seguro Auto é Para o Carro, Não Para o Condutor”

Algumas pessoas podem alegar isso, buscando justificar a não obrigatoriedade de uma CNH ativa para a contratação do seguro auto.

Em primeiro lugar, é preciso lembrar que é necessário indicar quem será o condutor principal.

O formulário de avaliação de risco é um documento a ser preenchido pelo contratante e que indica, justamente, o condutor principal.

O valor do prêmio é determinado, justamente, levando-se em consideração a idade do condutor principal, seu estado civil, profissão tempo que possui habilitação e até mesmo, seu histórico de direção.

Existe a possibilidade de nomear os condutores secundários. Não necessariamente o veículo deve ser dirigido somente pelo contratante do seguro auto.

O importante é deixar previsto em contrato essas particularidades. E não é recomendável, por exemplo, que os pais se apresentem como o condutor principal, quando, na prática, seus filhos é que passam a maior parte do tempo dirigindo o automóvel.

Essa prática visa tornar o seguro auto mais barato. Todavia, em caso de sinistro, a seguradora irá fazer uma investigação, antes do pagamento da indenização.

O seguro auto é para o carro; porém, a presença de um condutor habilitado, portador de CNH ativa, é indispensável.

Outras Considerações Importantes

O corretor de seguros deve sempre observar todas essas questões levantadas aqui, permitindo ao contratante do seguro auto maior tranquilidade durante o período de vigência contratual.

É preciso analisar cada caso. Uma seguradora poderá prever em contrato a cobertura securitária, caso o condutor esteja com sua CNH vencida ou suspensa.

Então, é possível contratar um seguro auto sem que o contratante seja portador de uma CNH.

É preciso ter em mente que todo esse processo mencionado leva em consideração o segurado (o contratante), o proprietário do veículo e o condutor principal.

Antes de fazer a contratação do seu seguro auto, e mesmo que você queira apenas fazer uma cotação, entre em contato conosco e obtenha todas as informações necessárias. Sejam bem-vindos!

Sobre Frizzera Porto

Veja também

Armadilhas da Contratação On-line de Seguro

Nos dias de hoje está cada vez mais comum acabar realizando algumas contratações de serviços …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *