Seguro Contra Riscos Digitais

O mundo digital é o caminho mais rápido para a comunicação entre usuário final e empresas. Com isso, a segurança cibernética vem ganhando espaço de destaque no mercado, pois ela vem trabalhando para proteger computadores e dados dos ataques digitais.

Ela consiste em um conjunto de práticas utilizadas para proteger todas as informações que são armazenadas em grandes servidores de dados espalhados pelo mundo e que são responsáveis por guardar todas as informações que são transmitidas através da rede mundial de computadores www, a isso podemos incluir os dados transmitidos via smartphones.

A tecnologia tem evoluído dia a dia para atender todas as necessidades das empresas e clientes, já que esse tipo de ameaça cresce em volume, complexidade  e sofisticação.

Segurança Cibernética

A Tokio Marine Seguradora, inovou no mercado de seguros e trouxe ao mercado o seguro para riscos digitais

Para lidar com o surgimento de novas ameaças digitais no mundo junto com a sofisticação, os especialistas auxiliam na governança e estratégia de transformação organizacional, em defesa contra todos os ataques, garantindo o pagamento de indenizações caso ocorra ataques do tipo ao banco de dados de sua empresa;

Para o mundo digital, segurança e credibilidade se tornaram palavras essenciais. Por esse motivo, a Tokio Marine Seguradora tem ampliado os seus negócios para gerenciar os riscos digitais, baseando-se no relacionamento mútuo de confiança entre os seus clientes e empresas.

Ataques Digitais

Ultimamente, várias empresas vêm sofrendo ataques digitais, assim como aconteceu recentemente com a  própria seguradora Porto Seguro,  diversas outras empresas também têm sofrido com os recentes ataques, como por exemplo podemos citar  a CVC, que teve também o site e a central de atendimento fora do ar, do mesmo modo, outras empresas como Lojas Renner e JBS, foram vítimas de crimes digitais nos últimos anos.

Nesse tipo de ataque, os ransomwares restringem todo o acesso ao sistema que foi invadido e criptografado com códigos que somente os seus criadores possuem os decodificadores, obviamente após atacar os sistemas e de posse destes passam a cobrar um valor abusivo para o resgate e devolução dos arquivos. Geralmente a exigência do pagamento do resgate é feita em valores exorbitantes, vai depender o porte da empresa e da complexidade do sistema atacado, a moeda aceita para o pagamento geralmente são as criptomoedas, devido a sua dificuldade em rastrear.

O que é um Ataque Ransomware?

O ataque ransomware é uma ameaça digital que tem o seu maior objetivo em sequestrar todas as informações das vítimas. Nesse caso, o sequestro acontece imediatamente ao conseguir acessar todas as informações da empresa encriptografando-as na sequencia

Existem diversas maneiras do ransomware infectar o seu computador. A mais fácil e comum, é através de um e-mail malicioso, o spam. Esse tipo de e-mail é utilizado para entregar o malware.

Nele, é possível incluir armadilhas em anexo, documentos do Word ou PDFs, além de muitas vezes conter links para sites maliciosos.

O spam utiliza uma engenharia social para enganar os usuarios. Pois o indivíduo, abre um anexo ou clica em seus links que parecem ser legítimos, parecendo ser de uma instituição confiável ou até mesmo de um amigo.

No ano de 2016, quando os ataques cibernéticos atingiram o seu pico de infecção, o método utilizado foi as propagandas maliciosas,(malware) que é um uso de publicidades on-line, onde são distribuídos os malwares sem que haja a necessidade de ter interação do usuário.

Infelizmente, ao navegar pela web, mesmo sendo em sites legítimos, muitas das vezes, os usuários podem ser direcionados para esse tipo de servidor criminoso, sem que haja a necessidade de clicar em anúncios ou ainda a percepção de que fora dirigido para um site externo aquele oficial ao qual se encontrava.

Com isso, os servidores capturam os detalhes do computador da vítima e, em seguida, selecionam o malware mais adequado para enviar para o seu computador, bloqueando todas as suas pastas.

Aumento de Vendas na Segurança Cibernética

Com o aumento dos ataques de hackers contra empresas e pessoas, as vendas de seguros contra esse risco de ataque cibernético vêm disparando no país.

De acordo com os dados que foram divulgados pela Agência Brasil, no ano de 2021, a quantidade de contratações para este tipo de seguro chegou a atingir valores superiores a R $9,5 milhões, dando um volume de 213,7% superior quando comparado com o ano de 2020.

Esse assunto vem chamando atenção do mercado de seguros em geral. Segundo o consultor em Inovação e Professor da ENS o, Samy Hazan, alertou que ataques cibernéticos vem se tornando um risco potencial para a sociedade moderna.

Com isso, os corretores precisam ficar mais atentos para aproveitar a oportunidade. Pois a sociedade está cada vez mais conectada ao mundo digital, seja a nível pessoal ou corporativo.

O Seguro Cibernético dá um suporte para todas as empresas, em diversos tipos de amparos e coberturas.

Uma cobertura total  contra sequestro e vazamento de dados, oferece coberturas  principalmente na parte de Responsabilidade Civil da empresa que tenha sofrido o ataque perante ao seu público, o seguro se responsabilizará pelo pagamento de indenizações oriundas do vazamento de informações confidenciais, financeiras, e de cobranças como numeração de cartões de credito e documentos de clientes.

Segundo Hazan, existem algumas companhias que dão cobertura à interrupção das atividades, ou ainda indenizações sobre  lucro cessante decorrente das interrupções das atividades, isso vai depender da apólice contratada;

Brasil Liderando em Ataques de Ransomware

De acordo com os dados levantados pelo FortiGuard Labs, que é um laboratório de inteligência de ameaças cibernéticas das empresas, apenas no Brasil, foram contabilizados de janeiro a junho deste ano, mais de 16,2 bilhões de tentativas de ataques.

Já a América Latina, também segue em alta registrando 91 bilhões de tentativas de crimes cibernéticos na primeira metade do ano, o México ocupou a primeira posição com 60,8 bilhões, seguindo com o Brasil com 16,2 bilhões, vindo logo em seguida o Peru e a Colômbia.

De modo geral, os ataques cibernéticos acontecem a cada segundo e isso vem deixando a população preocupada. Principalmente no mundo dos negócios. Já que muitos deles acabam perdendo todos os dados da sua empresa.

Segundo a Fortinet, houve uma evolução no modelo dos ataques. Pois com o crescimento do Ransomware-as-a-Service, conhecido como (Raas), que são onde os cibercriminosos ficam concentrados na obtenção e venda de acesso para as redes corporativas, alimentando esse modelo de crime.

Neste ano, o FortiGuard Labs identificou um Ransomware-as-a-Service que ficou denominado como “Blackmatter”, que é um pacote com ransomware  de sites de pagamento, contendo manuais de operações para que os filiados e membros possam infectar ao alvo, através de ferramentas fornecidas e comercializadas livremente pela deepweb.

Os acessos em redes corporativas no Canadá, EUA, Reino Unido e Austrália, potencialmente vindo dos funcionários das empresas, chegaram a ser oferecidos pelos seguintes valores: de US $3 mil a US $100 mil.

Tipos de Ataques Ransomware

Existem três tipos de ataques principais:

  • SCAREWARE: Esse tipo de ataque não é muito assustador. Ele inclui softwares de segurança trapaceiros junto com fraudes do suporte técnico.

Nesse caso, você recebe uma mensagem pop-up, falando que o malware foi descoberto e para que você consiga se livrar dele, o único modo é pagando.

Caso você não faça nada, vai continuar recebendo as mensagens, mas os seus arquivos estarão seguros.

  • BLOQUEADORES DE TELA:

Quando o seu computador sofre um ataque cibernético, o seu PC fica totalmente paralisado. E ao reiniciar o seu computador, aparecerá ima tela grande, muitas das vezes podendo aparecer o selo do FBI, aparentando ser oficial, informando que foi identificada uma atividade ilegal no seu computador e, com isso, você deverá pagar uma multa.

Esse tipo de mensagem não pertence ao FBI e sim aos criminosos. Por isso, não pague nenhum valor. Pois caso o FBI suspeitasse de algo, ele entraria em contato com você através de meios apropriados.

  • RANSOMWARE DE CRIPTOGRAFIA

Esse é o pior ataque, onde os criminosos pegam todos os seus arquivos e encriptam. Logo após, exigem um pagamento para desbloquear os seus arquivos e te devolver.

Esse tipo de ransomware é o mais perigoso e temido no meio corporativo, pois como já dito,  os ciber-criminosos se apoderam de seus arquivos, onde nenhum software de segurança consegue restaurar o sistema para te devolver. A não ser que você pagar o valor exigido. E mesmo que você pague, muitas das vezes, não existe garantia que os criminosos vão devolver os seus arquivos, tampouco que o decodificador fornececido ira descriptografar o seu sistema.

Tokio Marine e a Segurança Cibernética

A Tokio Marine Seguradora, vem trabalhando duro a cada dia para oferecer lhe um produto que garanta a indenização e o pagamento das despesas causadas pelos ataques cibernéticos em sua empresa, Este tipo de apólice certamente não irá evitar um possível ataque, mas com toda a certeza lhe trará a tranquilidade de que caso um ataque cibernético venha ocorrer, o capital de sua empresa estará segurado. Consulte um de nossos corretores, na Corretora F Porto, Seguro de Riscos Digitais também faz parte do nosso portfólio.

Corretora F Porto, Aqui Nosso Negócio é Seguro

📞Fale com nossos especialistas
📲 WhatsApp: (31) 9 82981005
☎ Telefone: (31) 3643-1000
👉 https://corretorafporto.com.br/

Compartilhar Artigo: