Golpes com Meios de Pagamento por Aproximação
Um vírus chamado Prillex, que já a algum tempo é conhecido no comercio brasileiro, vem desde 2016 recebendo atualizações e aperfeiçoamentos para causar prejuízos em usuários de cartões de crédito;
Trata-se de um malware, que foi apresentado ao mercado em meados de 2016, e naquela altura o seu foco de atuação principal eram caixas eletrônicos. Já conhecido, em 2018 mutou para a fraude em cartões de crédito, e agora, em 2023 sua mais nova e atual versão veio para atazanar a vida de usuários que se utilizam de pagamentos via cartão de crédito por aproximação.
Como o Vírus Funciona
O brasileiro não consegue ter um dia de Paz se quer em sua existência. Diariamente, são golpes de todos os tipos, todos os lugares, todas as versões imagináveis e inimagináveis, como num perfeito roteiro de um bom filme de ficção científica;
Esta nova versão de um antigo vírus já é motivo de preocupação e tem elevado o alerta das autoridades de segurança cibernética no Brasil em relação as fraudes ligadas ao uso de pagamentos com cartão de crédito.
O Prillex foi desenvolvido para efetuar fraudes em usuários que usam o pagamento por aproximação e está novamente circulando livremente pelo mercado. Dessa vez o funcionamento é extremamente bem pensado, de engenharia calculada e certamente veio para enganar qualquer cidadão que esteja fazendo nada mais nada menos do que uma simples compra.
O pagamento por aproximação se tornou uma febre em todo o mundo. Não só por sua praticidade, mas também pelo fato de ter sido incorporado cartões de crédito em smartphones, deixando desta forma de ter de carregar os velhos cartões de plástico na carteira.
Segurança das Operações
Você pode até achar que não mas esta modalidade de pagamento é extremamente segura, e utilizá-la como meio de pagamentos no nosso dia a dia já podemos dizer que é a melhor forma até hoje desenvolvida. Isto porque, a cada transação efetuada pelo cliente, o sistema gera um código para a transação, mas não é só isso, este código é inclusive um número de cartão de crédito novo, que vale tão somente para aquela transação.
Ainda não compreendeu, eu explico melhor. Ao gerar um código de compra atrelado a um número de cartão de crédito também gerado somente para esta transação, os golpistas ficam impossibilitados de clonar o número do seu cartão para uso futuro, impedindo assim golpes no mercado em outros estabelecimentos. Melhorou, ? Agora ficou mais claro o entendimento !
Mas então como funciona a fraude ? Bom , os golpistas também estudam as formas de pagamento que a indústria desenvolve, na verdade é uma corrida de gato e rato, onde as vezes a indústria fica na frente, logo os golpistas ultrapassem, a verdade é que isso jamais acabará, porém há meios eficazes de se realizar a fraude, e neste caso particularmente é o seguinte.
Jamais Insira o Cartão na Maquina
Ao pagar uma compra com o celular ou o cartão via aproximação, se a máquina der a mensagem de “ERRO” ou ainda solicitar que você “INSIRA O CARTÃO” está caracterizado o golpe, pois enquanto você permanecer no ambiente virtual, sem inserção do cartão você estará seguro.
Jamais reverta o meio de pagamento para a forma antiga, pois é aí que está o problema. O malware instalado no sistema de pagamento necessita que você insira o seu cartão físico para poder roubar os dados do seu cartão.
Lembra quando disse acima que o pagamento por aproximação gera um novo número que somente é valido para aquela compra ? Pois é, então agora você já sabe. Nunca reverta o pagamento para cartão físico, caso isto ocorra, e apareça a mensagem para você inserir o cartão na máquina o melhor a fazer é realizar o pagamento via Pix, via dinheiro, solicitar que seja tentado em outro terminal ou ainda qualquer outra forma que não seja inserindo o seu cartão naquela máquina.
Dica aos Lojistas
Aos lojistas, comerciantes, saiba que sem perceber vocês colaboram para que esse golpe ocorra, pois há a necessidade de que seja instalado um software (malware) no seu sistema de pagamentos,
Mas como isso é possível, ? É simples, os golpistas ao estudarem o seu comercio e detectarem que o seu estabelecimento é um bom alvo, com grande movimentação de clientes, iniciam o processo de preparo do seu sistema. Isso se dá de 2 formas, ou seja.
Através de um falso técnico de empresas como SAFRAPAY, GETNET, SUMUP, MODERNINHA, MERCADO PAGO, REDE, CIELO, dentre outras são enviados ao seu estabelecimento.
Estão devidamente uniformizados, possuem crachás, e se comportam a altura. Ao chegarem até seu estabelecimento dizem que é necessário realizar a atualização dos seus sistemas de pagamento via cartão, justamente um sistema novo para prevenção de fraudes.
Ao acessarem as suas máquinas o malware é instalado, Isso é rápido, sua instalação não leva mais de 2 minutos e após instalados começam a roubar todos os dados dos cartões de crédito dos clientes.
Outra forma mais sutil, porém, eficiente é através do uso de malwares instalados pelos próprios funcionários ou proprietário do estabelecimento. Neste caso, os golpistas telefonam para o lojista, se identificam, dão o número para que o lojista retorne a uma falsa central de atendimento e a partir de então os instruem como baixar a atualização e instalar em seu servidor. Esta modalidade é bem eficaz, e geralmente é utilizada onde os sistemas de pagamento possuem diversas maquininhas e necessitam o uso de um servidor para gerenciamento dos pagamentos via cartão.
A atual versão do vírus permite os golpistas filtrar os cartões clonados, em outras palavras, a máquina é programada para identificar e copiar dados somente de cartões “Black” , Infinite, ou cartões corporativos onde naturalmente os limites envolvidos são maiores, não importando se possuem chips ou ainda se utilizam senhas para dupla confirmação da compra;
Segundo a empresa Kapersky, que gerencia a segurança em pagamentos online no Brasil os locais de atuação detectados são de alto poder aquisitivo, ou seja, os golpistas não instalam malwares em locais como açougues, padarias ou ainda supermercados.
O alvo da quadrilha é bem escolhido e sua preferência envolve em 99% das vezes compras onde se praticam um valor elevado no ticket médio.
Proteja-Se ! Abaixo Separamos Algumas Dicas
- Se optou por pagar por aproximação insista em fazer o pagamento por aproximação desde que em outra máquina;
- Se der mensagem de erro de novo, a solução é buscar alternativas, como pagamento via PIX ou dinheiro, Jamais insira o cartão físico na máquina;
- Verifique sempre os comprovantes de valores emitidos nas faturas do cartão; caso existam pagamentos indevidos ou incompatíveis entre em contato com a instituição financeira responsável e faça um b.o;
- Comerciantes devem redobrar a atenção com qualquer solicitação que peça para verificar ou atualizar suas maquininhas, seja presencialmente ou ainda via telefone ou WhatsApp.
- Antes de fazer o download de algum software solicitado, Entre em contato com a empresa do cartão através do número que você possui, nunca através de números propostos ou fornecidos por quem quer que seja.
- Certifique-se de que aquela atualização é realmente enviada pela empresa e necessária para o correto funcionamento de seu sistema de pagamentos.
Vangelis Eugenio e Silva
Corretora F Porto, Aqui Nosso Negócio é Seguro !
📞Fale com nossos especialistas
👉 https://corretorafporto.com.br/
📲 WhatsApp : (31) 9 8298-1005
☎ Telefone: : (31) 3643-1000