A Importância do Seguro Ambiental

O discurso da preservação do meio ambiente vem se fortalecendo a cada dia e, parte disso, é por conta da promoção da conscientização ambiental e da luta de grupos sociais que buscam proteger nossos rios, mares e florestas, por exemplo. Diante disso, contar com um seguro ambiental pode ser essencial para que seu negócio fique protegido diante de danos que vier a causar ao patrimônio ambiental.

Para conhecer um pouco mais a respeito desse produto, como o que é, forma de funcionamento e vantagens, continue a leitura.

O que é Seguro Ambiental?

Basicamente, trata-se de um seguro ou recurso voltado à proteção de empresas em relação a possíveis danos ambientais capazes de promover prejuízos ao segurado (empresa) ou a terceiros (comunidades, bairros etc.).

Esse seguro cobre perdas e danos corporais e materiais em virtude de poluição súbita e gradual, podendo tal cobertura abranger ações como limpeza, contenção de poluentes, custos judiciais, indenizações, entre outras.

A Importância de Contar com o Seguro Ambiental

Contar, hoje, com o seguro ambiental é de fundamental importância para o seu negócio, sobretudo se levarmos em consideração o que a história nos ensina. Ao longo do tempo, muitas empresas causaram danos significativos não apenas ao meio ambiente, mas também a toda uma comunidade, fazendo com que ela tivesse de se mudar para um novo local, com o objetivo de recomeçar sua vida. Um exemplo nesse sentido foi o caso de Brumadinho, em Minas Gerais.

Casos como o da Vale, evidenciam a importância de contar com o seguro ambiental para se proteger, cobrindo danos que a sua empresa vier a causar a uma determinada região. Por mais simples que seja, o dano pode não apenas afetar a região, como também a imagem de sua empresa e, consequentemente, sua lucratividade e posição no mercado.

Um seguro ambiental pode lhe oferecer subsídios para tomar medidas rápidas com o objetivo de reparar os danos ambientais causados, além de abrir lhe as portas para negócios com empresas internacionais, ao qual ter uma apólice de seguro ambiental é fator determinante na escolha de quem vencerá o contrato.

Funcionamento

O seguro ambiental funciona do seguinte modo. Ao identificar danos causados ao meio ambiente, a empresa pode acionar o seguro e, a partir disso, receber uma indenização para cobrir os danos causados.

Nesse contexto, cabe dizer que, em seu processo de produção, uma empresa pode ocasionar danos ao meio ambiente, como, por exemplo, depositar incorretamente dejetos em rios ou em locais proibidos. Quando isso for identificado e comprovado, ela poderá acionar o seguro para cobrir os danos causados por tais erros.

Principais Vantagens

Um seguro ambiental pode oferecer diversos benefícios a uma empresa, como:

– Cobertura de danos materiais e pessoais;

– Isolamento do local prejudicado, bem como a limpeza do mesmo;

– Remediação dos danos;

– Negociação de indenizações destinadas a terceiros;

– Reorganização do processo de descarte de materiais químicos;

– Agilidade no processo de criação de medidas para conter o conflito causado pelos danos ao meio ambiente.

Como vimos, o seguro ambiental se apresenta como uma excelente solução para a empresa que deseja se proteger diante de potenciais danos que sua atividade produtiva pode causar ao meio ambiente.

Gostaria de contratar um seguro ambiental? Entre em contato conosco, clicando neste link

(https://api.whatsapp.com/send?phone=5531982981005)!

Compartilhar Artigo: