Apv´s as Margens da Lei

Antes de cometer um erro e entrar para uma Associação de Proteção Veicular, você precisa ler as informações que a Frizzera Porto separou sobre o tema.

A Busca Pela Segurança do Seu Patrimônio

Por mais que sejamos cuidadosos no trânsito, ninguém está a salvo de sinistros, batidas provocadas por terceiros, um pneu furado ou um retrovisor arrancado por um motociclista descuidado.

Coisas como essas tornam o Seguro Auto imprescindível para quem deseja tranquilidade e segurança para conduzir sem maiores dores de cabeça em caso de acidente, roubo ou furto.

No entanto, de alguns anos para cá, vem crescendo o número das tais Associações de Proteção Veicular. Então, o que escolher?

A Frizzera Porto é uma corretora de seguros com sede em Belo Horizonte e há mais de 10 anos participa do mercado de seguros a nível nacional. Nos últimos 7, foi a Corretora Número 1 de Minas Gerais.

Com tanta experiência, sabemos que a validade e o direito de funcionamento de Associações de Proteção Veicular são duvidosos e podem trazer sérios prejuízos para o seu bolso.

(I)legalidade das Associações de Proteção Veicular

As APVs surgiram há cerca de 10 anos como um clube de benefícios criado por alguns militares do corpo de bombeiros do estado de minas gerais. De um tempo pra ca, o negocio cresceu, e passou a aceitar membros que não eram militares, tornando se assim um negocio lucrativo,  ao entrar para uma associação, você não está assinando um contrato de serviços e sim associando-se à organização,  que por sua vez se expandiram e viraram centenas delas, porem, em comum entre todas elas e que não há proteção do Código do Consumidor para a transação, tampouco amparo legal para as suas operações.

Além disso, não existe órgão regulador. Diferente das seguradoras, as associações de proteção veicular não contam com um órgão como a Susep , ou seja, a fiscalização é inexistente e deficitária, sempre desembocando ao final  no  Ministério Público, sem uma regulação ou legislação própria.

Por fim, essas instituições acabam oferecendo os chamados seguros-pirata: segundo o artigo 757 do Código Civil Brasileiro (CC), que trata do contrato de seguros, só pode oferecer um contrato de seguro uma entidade legalmente autorizada, como segurador.

Não Entre Numa Fria

As Associações de Proteção Veicular prometem uma série de serviços e coberturas, como guinchos, auxílios em emergências e até mesmo reembolso de gastos caso o carro se envolva em um acidente. Tudo isso sem avaliação do carro ou do motorista, basicamente qualquer pessoa pode se associar.

Se você está achando bom demais para ser verdade, é porque também notou que tem algo estranho com esse tipo de acordo.

O que acontece com frequência é um associado pedir reembolso, a APV não pagar, o tempo ir passando e isso virar um processo, onde certamente irá demandar no mínimo 5 anos para resolução, e que infelizmente na maioria das vezes com decisão desfavorável ao consumidor, por ter adquirido produto não certificado.

Além de ter gasto dinheiro com a associação, você terá que dar conta das custas do processo, de muito estresse e talvez ainda fique sem seu carro por todo esse período, a depender do que aconteceu com ele.

Seguro Auto de Acordo Com o Seu Perfil

Com tudo o que você leu até aqui, já sabe que a Associação de Proteção Veicular pode ser um tiro no pé, mas que não dá para ficar sem um seguro de carro.

Essa proteção é indispensável para o seu dia a dia, então por que não fazer uma cotação auto agora mesmo?

Encontre seu Seguro Auto Online conosco! Faça uma cotação auto e encontre a melhor seguradora conforme o seu perfil?

Trabalhamos com coberturas totais, de danos a terceiros, acidentes de passageiros, tudo de acordo com o que mais se encaixa na sua necessidade. Lidamos com todas as companhias de seguros, garantindo o melhor serviço personalizado para o seu veículo.

Acesse nosso site e fale conosco para fazer uma cotação online ou entre em contato pelo WhatsApp clicando aqui.

 

(31) 3643-1000

Corretorafporto.com.br

Compartilhar Artigo: