Veja as Regras de Utilização Para Cadeirinha de Crianças
As regras de utilização para Cadeirinha de Crianças são estabelecidas pela Resolução 277 do Conselho Nacional de Trânsito e estão em vigor desde o ano de 2008.
Conhecer essas regras é importante para não colocar as crianças em risco e para não sofrer penalidades de trânsito, caso você seja motorista. Veja as regras de utilização para Cadeirinha de Crianças e leve sua família com segurança!
O Que Diz a Resolução?
Mesmo estando em vigor há quase treze anos, ainda há muitas dúvidas sobre a utilização correta das cadeirinhas de crianças no trânsito. Basicamente, a resolução 277 prevê o seguinte:
-
Crianças de até um ano
Os bebês devem ser levados no bebê conforto até um ano de idade, no entanto, até que consigam se sentar sozinhas o bebê conforto deve ser instalado ao contrário no veículo, ou seja, o bebê fica de costas para o motorista.
Essa oposição é ideal para que o pescoço e coluna do bebê não sejam afetados em caso de acidente, mas mesmo por freadas ou movimentos mais bruscos do veículo que podem machucar crianças muito pequenas.
-
Crianças de um a quatro anos
De um a quatro anos a criança deve ser transportada em cadeirinha normal, presa ao cinto de segurança.
-
Crianças de quatro a sete anos e meio
As crianças de quatro a sete anos e meio de idade precisam se sentar sobre o assento e com o cinto de segurança normalmente afivelado. O assento é importante para que o cinto atue adequadamente em casos de acidentes ou freadas, caso contrário a criança pode vazar por baixo do cinto ou ainda ser enforcada pelo próprio.
-
De sete anos e meio até os dez anos
Nessa idade a criança não precisa mais do assento, mas só pode ser transportada no banco de trás, com cinto de segurança afivelado normalmente.
-
A partir dos dez anos
Com essa idade as crianças já podem ser transportadas no banco do passageiro na frente do veículo, mas isso não é aconselhado. Isso porque quem está no banco dianteiro, em casos de acidentes, costuma se ferir mais gravemente, sobretudo em colisões frontais.
Qual a importância do uso dos equipamentos de segurança
Quando falamos sobre as regras de utilização para cadeirinha de crianças, muitas pessoas se preocupam com a sanção que podem sofrer caso descumpram as regras. No entanto, quando utilizadas de maneira correta, as cadeirinhas e assento conseguem reduzir os índices de lesão e mortes de crianças em mais de 70%, ou seja, um índice alto que não pode ser desprezado.
Quem não precisa usar cadeirinha?
Existem algumas exceções em relação ao uso de cadeirinhas no país. Estão liberados do uso, os seguintes veículos:
- Transporte coletivo urbano (ônibus)
- Transporte escolar
- Veículos de aluguel
- Táxis
- Veículos com peso bruto maior que 3,5 toneladas
Redução nas mortes de crianças
A Resolução 277 não foi criada à toa. Acidentes de trânsito são as maiores causas de mortes não naturais de crianças de zero a quatorze anos no país. Ao menos três crianças morrem todos os dias em decorrência de acidentes no Brasil, por isso é muito importante conhecer as regras de utilização para cadeirinhas de crianças!
Não se esqueça de manter a cadeirinha bem fixada no veículo com o cinto de segurança. Verifique sempre se a cadeirinha está bem presa puxando-a com força do banco antes de colocar a criança!
Uma ótima ideia para quem quer se sentir ainda mais seguro no trânsito é contratar um excelente seguro auto ! Faça Sua Cotação Sem Compromisso clicando aqui !
Corretora F Porto, Aqui Nosso Negócio é Seguro
📞Fale com nossos especialistas
📲 WhatsApp: (31) 9 82981005
☎ Telefone: (31) 3643-1000
👉 https://corretorafporto.com.br/