A importância do Seguro de Carga – o que precisa saber sobre esse assunto!

O seguro de carga é algo fundamental para quem lida com o segmento de transporte, principalmente porque se trata de uma atividade bastante delicada e até mesmo perigosa!

O seguro de transporte de carga é de suma importância para promover a cobertura de traslados que sejam feitos por meio de carregamento!

Dessa maneira, a sua empresa poderá ficar muito mais tranquila diante de uma mais segurança referente à encomenda recebida, bem como diante de eventuais tipos de custos diante de imprevistos ou até mesmo sinistros.

Mas, para poder entender de fato toda essa importância, é fundamental procurar se aprofundar nesse assunto, uma vez que ele pode ser de fato um diferencial para o bem estar e sucesso da sua empresa de uma forma geral.

Hoje em dia, qualquer tipo de seguro acaba fazendo parte da nossa realidade, principalmente se tratando dos grandes centros urbanos que são ambientes mais propícios a diversos tipos de riscos.

Se você quer garantir bons resultados e ainda uma boa dose de segurança no seu trabalho diária, é importante destacar que a melhor medida a ser adotada é a de se contratar um seguro de carga!

Quer se convencer melhor dessa possibilidade e saber mais detalhes para definitivamente contratar esse serviço? Então continue acompanhando o decorrer desse artigo agora mesmo! Confira!

 

Entenda qual é a principal função do seguro de carga e contrate esse serviço o quanto antes!

O seguro de transporte de carga refere-se a um serviço fundamental que possui a finalidade de suprir a cobertura de inúmeros tipos de danos ou até mesmo prejuízos que sejam acarretados na sua rotina diária.

Sua eficiência ainda independe de qual poderá ser a eventualidade vivenciada pelo proprietário, bem como pelo vendedor e até mesmo por parte do cliente.

Isso porque, na realidade, a contratação de um seguro de carga é algo exigido por lei no Brasil, e isso se dá tanto para quem realiza o traslado como também para quem realiza o embarque do carregamento!

Confira a seguir os tipos diferentes de modalidades existentes acerca do seguro de carga!

 

Conheça as modalidades do seguro de carga e tenha mais informações sobre esse aspecto!

Vale salientar que existem atualmente dois tipos de seguros exclusivos para carga, onde a apólice de ambos poderá ser destinada para situações diversas.

Ou seja, essas modalidades são adequadas para transportes de caráter nacional e também internacional.

No primeiro cenário, a apólice indicada poderá ser avulsa, ou seja, uma por cada viagem realizada ou até mesmo aberta – sendo a segunda mais usada em vários deslocamentos, comunicados por averbação (um por um).

Já na modalidade indicada para viagens internacionais, há o enquadramento de operações destinadas ao comércio exterior.

Nessa situação, os proprietários das cargas poderá realizar a contratação do seguro de carga categorizado como “intermodal”.

Essa modalidade ajuda a garantir a cobertura contra situações de risco para todos os transportes que sejam destinados a fazer a condução da carga.

Além disso, há a inclusão de uma indenização em decorrência de perdas e danos, bem como a cobertura de impostos, lucros, despesas e até mesmo fretes.

É importante ainda destacar que a contratação do seguro de transporte de carga é totalmente baseada nos termos internacionais de comércio – o que garante toda a sua eficiência!

Em suma, é ainda possível fazer o transporte em uma frota particular, bem como terceirizada ou até mesmo por meio de transporte autônomo. Em todas as situações a cobertura agrega:

Danos provados às mercadorias em decorrência de uma possível colisão.

  • Em casos de tombamento
  • Em casos de incêndio
  • Em casos de capotagem
  • Em casos de explosão ou abalroamento
  • Em situações de roubo por assalto feito à mão armada
  • Desaparecimento de carga
  • Quando o veículo é também roupado

Vale destacar que em casos de roubos é preciso que a sua contratação seja feita de maneira adicional!

Confira abaixo outras coberturas adicionais:

  • Despesas
  • Frete/seguros
  • Lucros esperados
  • Tributos
  • Riscos de greves
  • Desvio de rota
  • Destruição
  • Roubo

Como ficou evidente o seguro de carga é mais do que uma forma de agregar segurança e comodidade para quem atua nesse segmento de mercado, e sim um fator primordial!

 

 

 

Compartilhar Artigo: