domingo , dezembro 16 2018
Home / Carros / Seguro para Transporte Internacional de Cargas (Obrigatoriedade)

Seguro para Transporte Internacional de Cargas (Obrigatoriedade)

O Seguro para Transporte Internacional de Cargas é algo vital para empresas que atuem no setor de logística que atuem junto ao comércio exterior.

Isso porque ele é uma forma de manter as mercadorias realmente mais protegidas durante todo o processo de importação e também de exportação.

Mesmo se tratando de algo que não exige obrigatoriedade, a sua importância é algo inquestionável, principalmente para empresas que estejam almejando ter mais proteção e tranquilidade diante de riscos eminentes.

O grande ponto em questão é que tudo poderá ser resolvido por meio da contratação de um Seguro para Transporte Internacional de Cargas!

Mas, o que é esse seguro afinal? Como ela pode garantir o sucesso de sua empresa? Você sabe?

Em suma, pode-se afirmar que essa modalidade de seguro ajuda a garantir uma forma eminente de se evitar prejuízos, bem como manter a sua empresa à frente de eventuais imprevistos e também riscos provenientes à uma carga!

Principalmente quando essa mesma carga precise cruzar fronteiras em território nacional. Isso porque ela garante cobertura diante de possíveis acidentes, como no caso de perdas, extravios ou avarias durante toda a viagem da carga, que pode ser por mar, céu ou terra.

Quer se inteirar melhor sobre esse tipo de seguro e saber como ele pode lhe trazer uma série de benefícios? Então continue acompanhando o post a seguir e entenda como uma apólice como essa pode ser de grande valor!

Seguro para Transporte Internacional de Cargas – conheça os tipos diferentes existentes no mercado!

O Seguro para Transporte Internacional de Cargas é uma maneira de se garantir uma elevada segurança em uma Supply Chain, que nada mais é do que uma cadeia de suprimentos e distribuição.

O grande ponto é entender de fato como esse seguro de cargas realmente funciona!

Na verdade, as apólices podem ser destinadas para cargas em importação e também em exportação – e até mesmo dependendo do tipo de mercadoria as coberturas podem ser tanto parciais como integrais.

Confira abaixo mais detalhes:

  • Ampla A – consiste em uma cobertura destinada a diversos tipos de danos que possam ser provocados por causas externas, sendo até mesmo um aliado em situações de roubo de carga.
  • Restrita B – visa garantir proteção em situações de prejuízo parcial e até mesmo em decorrência de perda total da mercadoria por motivos de acidente com o veículo usado para o transporte. Nesse caso, a cobertura de roubo também poderá ser adicionada se houver necessidade.
  • Restrita C – permite agregar uma ampla cobertura em situação de perda total da carga diante de um possível acidente com o veículo de transporte. Aqui a cobertura de roubo também pode ser adicionada se houver necessidade.

Há ainda coberturas consideradas adicionais que podem ser contratadas diante de diferentes necessidades – greves e guerras, Adicional de Transbordo, Embarque Aéreo Sem Valor Declarado, Adicional de Classificação de Navios, entre muitas outras coberturas!

 

Existem seguros obrigatórios para transportador internacional?

Existe um fator que causa muita confusão por parte das pessoas sobre os Seguros Internacionais de Cargas e os seguros obrigatórios que devem ser contratados pelos proprietários dos meios de transporte!

Isso porque esses somente promovem a cobertura de navios, caminhões e aviões e não a carga em si!

Confira abaixo quais são os seguros obrigatórios:

  • RCA – C: esse é o seguro de responsabilidade civil do armador de cargas, e ele é considerado obrigatório para transportadores marítimos, lacustres e fluviais tanto no Brasil como no exterior.
  • RCTR – VI: O Seguro Responsabilidade Civil do Transportador em Viagem Internacional (RCTR-VI) tem sua validade para transportes realizados em países que estejam situados no Mercosul!

Para poder realizar a contratação de um seguro de carga como esse é preciso que ele esteja dentro dos conformes dos termos internacionais de comércio – é ele que garante tanto os direitos e deveres dos importadores e também exportadores.

Agora que você já sabe maiores detalhes acerca do Seguro para Transporte Internacional de Cargas, fique sempre atento a todos esses critérios, informações e dicas!

Por meio da contratação do Seguro para Transporte Internacional de Cargas sua empresa estará devidamente mais preparada e tranquila para lidar com inúmeras adversidades!

Sobre Frizzera Porto

Veja também

Armadilhas da Contratação On-line de Seguro

Nos dias de hoje está cada vez mais comum acabar realizando algumas contratações de serviços …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *