Carência de Plano de Saúde

Quem  possui um plano de saúde ou contratou recentemente deve ficar atento às normas de regulação do serviço, principalmente para o período de carência que as empresas estabelecem para cirurgias e internações, tanto de urgência quanto de emergência.

Saiba um pouco mais sobre esse assunto no artigo abaixo

O Que Significa Carência no Plano de Saúde?

Carência diz respeito, em essência, à falta de alguma coisa básica. Geralmente, a privação de algo de que uma pessoa sente  falta, ou seja, a Carência pressupõe a falta, ou ainda ausência de alguma coisa.

Este é um termo bem conhecido no mercado dos planos de saúde, pois ganha um novo sentido que  necessariamente, não está relacionado ao seu significado original.

A própria ANS, Agência Nacional de Saúde Suplementar, que regula o mercado dos planos de saúde, explica para os consumidores o que é Carência.

” No meio dos planos de saúde, a carência diz respeito ao período que o cliente deve esperar para começar a usar determinados  serviços  ou produtos contratados.”

Por isso, quando contratar um plano de saúde, jamais deixe de ler o contrato proposto pois desta maneira você estará ciente de quais carências você deverá cumprir antes de poder iniciar o uso do seu plano.

Os prazos de carência para cada caso estão descritos no seu contrato, e é fundamental que o cliente os conheça. Afinal, é o tempo em que haverá restrição ao uso de certos procedimentos, é como se não tivesse plano de saúde para determinados exames ou ainda procedimentos.

Toda pessoa que assina o contrato de adesão de um plano de saúde afirma que tem conhecimento dos prazos de carência para realizar consultas, exames, cirurgias, internações, entre outros procedimentos que podem ou não estar incluídos no plano  contratado, portanto se você o assinou e concordou, futuramente não caberá reclamações.

A pratica de carências foi autorizada pela ANS as operadoras de planos com o objetivo de diminuir os prejuízos oriundos  dos clientes que, usavam os serviços disponíveis no pacote imediatamente após a contratação, se evadindo logo em seguida e deixando a conta para as operadoras.

Prazos de Carência dos Planos de Saúde

O prazo de carência em um plano de saúde é definido por lei. Mesmo assim, ele pode variar em casos específicos.

As regras praticadas nos prazos de carência dos planos são definidas pela ANS, a Agência Nacional de Saúde Suplementar. O prazo máximo de carência, por exemplo, é de 180 dias, conforme determina as normas da agencia, porém, há exceções para que esse prazo seja estendido ou até reduzido.

Resumindo as operadoras podem definir os seus próprios prazos de carência, desde que elas respeitem os prazos máximos permitidos pela ANS.

No caso de doenças e lesões anteriores à formalização do contrato, por exemplo, esse prazo pode ser estendido para até dois anos.

No caso de partos de bebês que não são prematuros, esse período de carência se estende para até 300 dias.

Porém, não existem apenas exceções que alargam o prazo de carência original. Em muitos casos, o prazo regular de 180 dias pode ser reduzido a um tempo consideravelmente menor do que esse, justamente nessas variações é que permeiam se a concorrência.

Já em casos de acidentes, complicações de gravidez, urgências ou emergências,  nesses casos  a carência é reduzida para o prazo máximo de 24 horas, ou seja, contrata hoje e amanhã já é possível utilizar nesses cenários

Outros exames e  procedimentos  mais simples, que demandam menor estrutura e equipe para serem realizados também contam com prazos de carência relativamente menores ou ainda inexistentes.

Lembrando que assim que o prazo de carência passar, a operadora não pode mais impor nenhum impedimento de tempo para que você usufrua dos serviços e procedimentos que contratou, excessão a esta regra são doença pré existentes e ou omitidas no momento da contratação.

Se você  tem plano de saúde e não esta contente com a sua operadora saiba que, na mudança, as carências são aproveitadas isto é previsto em Lei, ou seja, se você estava na Unimed e quer mudar o seu plano para a Sulamérica a carência da será aproveitada,

Contate a Corretora F Porto, Temos especialistas treinados e preparados para te oferecer o melhor plano de saúde, que caiba no seu bolso, atenda as necessidades de sua família e ainda lhe faça economizar todos os meses.

Corretora F Porto, Aqui Nosso Negócio é Seguro !

📞Fale com nossos especialistas

👉 https://corretorafporto.com.br/
📲 WhatsApp: (31) 9 82981005
☎ Telefone: (31) 3643-1000

 

Compartilhar Artigo: