Custo Seguro de Carga Transportada x Prejuízo na perda por não ter seguro

Muitas pessoas acreditam que investir no seguro de carga é algo mais caro do que não investir nisso – só que as perdas provenientes aos casos de roubo e outros tipos de prejuízos de cargas pode ser algo com valor muito mais elevado do que você possa imaginar.

Isso porque mercadorias e bens transportados em meios ferroviários rodoviários aéreos e até mesmo hidroviários devem e precisam estar devidamente assegurados, seja esse transporte feito por uma empresa transportadora ou até mesmo por um transportador autônomo.

Mas, para que se possa garantir o destino de uma carga existem diversas formas de se fazer isso e uma delas é considerar a contratação do seguro obrigatório ou do seguro facultativo vigente nesse tipo de mercado.

Vale salientar que o seguro de transportes de carga somente é válido durante o período de transporte da carga até o seu destino, porém pode ser possível também estender esse prazo enquanto ela está armazenada, desde que isso seja previsto em uma apólice.

Em suma, a contratação do seguro de carga é realmente vital para garantir que as operações da empresa sejam bem sucedidas e que a carga seja totalmente protegida diante de eventuais casos de roubo, perdas danos ou furtos.

Quer saber mais sobre como o seguro de carga pode ser eficiente para sua empresa e garantir a sua tranquilidade e segurança de uma forma geral? Então continue lendo o conteúdo desse artigo a seguir. Confira!

Seguro de carga – entenda como ele funciona!

Em determinadas regiões do país, onde o índice de roubo de cargas equivalente a cerca de 81%, uma das regiões mais afetadas nesse sentido é considerado a região Sudoeste do país!

E principalmente nesses estados, como São Paulo e Rio de Janeiro, a contratação de um seguro de transporte de carga pode ser um grande diferencial quando se trata de segura e evitar prejuízos!

De maneira geral o seguro de responsabilidade civil que é contratado pelo transportador permite garantir o reembolso acerca das indenizações para realizar o pagamento e também reparar danos que tenham sido provocados à carga transportada.

Essa contratação é extremamente obrigatória assim como acontece com o DPVAT – e serve como uma espécie de compromisso de entrega e também de recebimento da carga!

Essa indenização tem como objetivo cobrir eventuais prejuízos que tenham sido sofridos por parte do proprietário da mercadoria que foi transportada, mas essa cobertura acaba sendo bem restrita!

Isso porque ela somente indeniza prejuízos que tenham sido causados em mercadorias em decorrência de eventuais acidentes com o veículo transportador, porém ela não cobre, por exemplo, roubo ou furto de mercadorias nem mesmo danos que tenham sido causados em casos de mau acondicionamento dos produtos e outros tipos de casos semelhantes!

Na verdade o seguro de transporte de cargas é muito mais amplo! Na verdade ele consegue abranger duas categorias e pode ser contratado por parte do vendedor ou até mesmo pelo comprador da carga.

Uma das categorias de transporte é chamada de nacional e essa se refere ao mercado interno. Já a outra é denominada como Internacional e diz respeito aos tipos de mercados de importação e também e exportação.

Para realizar a contratação desse tipo de seguro é necessário estar atento ao tipo de apólice que será contratada. Isso porque existem alguns riscos que acabam não sendo cobertos.

Mas, diferente do que acontece com o seguro de responsabilidade civil, casos provenientes a roubos, furtos e até mesmo armazenamento indevido, são em grande parte das vezes, cobertos – e isso depende do tipo de seguro que foi contratado!

Para poder conhece melhor as coberturas associadas ao seguro de carga e ter maiores detalhes, aproveite para ler o conteúdo do artigo A importância do Seguro de Carga – o que precisa saber sobre esse assunto!

Como ficou evidente, uma empresa pode ter muito mais gastos ao não considerar a contratação de um seguro de carga, principalmente diante da elevação dos casos de furtos!

Portanto, o seguro de carga não é somente uma alternativa para a segurança da sua empresa e mercadorias, mas sim uma necessidade e até mesmo um investimento!

Compartilhar Artigo: