Proteção Veicular Barato que Pode Custar Caro

Proteção Veicular  o Barato que Pode Custar Caro

Todo proprietário de um automóvel sabe bem as necessidades de  proteger o seu veículo. Estar segurado em casos  de roubos, furtos  ou acidentes certamente fará toda a diferença diante dessas situações.

Muitas vezes, atraídos por valores convidativos acabam por investir em associações de proteção veicular, o que certamente  poderá lhe trazer sérios transtornos quando você vir a precisar acionar o produto em caso de sinistro.

Isso poderá ocorrer porque essas empresas realizam um comércio ilegal de produtos, por consequência, você investe em algo pensando ter proteção e, quando precisa, pode estar sujeito a alguns problemas. Veja!

O Que é a Proteção Veicular

As cooperativas de veículos são instituições regulamentadas para diversas classes laborais, que com seus associados criam um fundo financeiro de caixa que garante o pagamento de indenizações para seus membros com um fim específico, neste caso o de reparos ou substituição de veículos de seus associados que por ventura se envolvam em colisões ou ainda sejam roubados.

Este fundo, por  sua vez,  deve ser utilizado para os reparos dos danos ou ainda a substituição do bem do associado. A promessa é fornecer uma espécie de indenização na hora em que ocorrem acidentes, quebras do veículo, reboques, acidentes com terceiros  dentre outras inúmeras situações que estejam cobertas pelas clausulas contratuais firmada entre as partes,

O problema é que como não se trata de um produto regulamentado, não existem garantias como num contrato de seguro convencional. Existe o perigo de o valor arrecadado em determinado período ser inferior ao valor que deverá pagar em indenizações, levando neste caso a um desequilíbrio de caixa e consequentemente o inadimplemento.

Essas instituições, ao contrário das seguradoras não dispõem de um fundo garantidor depositados em uma instituição financeira credenciada, pois se assim o fizessem se transformariam em seguradoras homologadas pelo órgão fiscalizador.

Muitos Optam por Investir em Associações de Proteção Veicular

Como vimos, pode ser uma contratação duvidosa já que o retorno do produto contratado possui diversas variáveis e nenhum compromisso ou ainda afinidade com o que diz a Lei.

Ainda assim, é grande o número de pessoas que optam por investir nesse tipo de contrato devido aos preços e valores mais acessíveis, porém sem ao menos desconfiar que simplesmente podem estar confiando o patrimônio nas mãos de empresas sem quaisquer tipo de garantias ou ainda compromisso com o cliente.

Em resumo na maioria das vezes o preço é a isca. Afinal, existe uma ilusão de que se gasta muito com seguro, já em contradição, todos os que passam por experiências  com essas associações lamentam não ter investido antes em um seguro oficial  para seus veículos.

Se ainda não acredita Clique Aqui e veja você mesmo o ranking de uma das maiores associações do Brasil.

Entenda os Riscos da Proteção Veicular

Agora, se os argumentos expostos ainda não foram suficientes, vamos esclarecer algumas outras questões  ocultas na hora de contratar proteção veicular.

Os Valores praticados mensalmente pode nos trazer a sensação de economia, porem, na maioria das vezes as pessoas não incluem na planilha os gastos com  :

  • Taxa de Assinatura
  • Custo do Rastreador Veicular Exigido
  • Taxa da  Vistoria Técnica
  • Parcelas Mensais,

Ao calcularmos  as despesas acima, que somente são informadas após a assinatura do contrato, vai aparecer a realidade dos custos envolvidos, ou seja, a proteção veicular poderá  ficar mais cara do que o próprio seguro  homologado.

  • Você ainda corre o risco de estar participando de uma operação ilegal, já que ao contrario das seguradoras essas associações NÃO atuam de acordo com a SUSEP, a Superintendência de Seguros Privados. Então, operações de vendas de seguro fora do registro do órgão regulador são ILEGAIS e você é cumplice da ilegalidade.
  • Não há  garantias de que você será restituído caso ocorra um sinistro com  seu carro. Restituição de consertos, indenizações, suporte em caso de acidentes, indenizações a terceiros. Mesmo pagando mensalmente, as empresas não apresentam garantias.
  • As peças utilizadas no reparo do seu veiculo podem ser de origem duvidosa, como produtos de roubo ou ainda adquiridas em desmanche de veículos.
  • Caso haja negativa na sua indenização por parte da cooperativa você não estará amparado pelo Código de Defesa do Consumidor. É como se adquirisse um celular  falsificado e fosse cobrar pela garantia do fabricante quando este apresentar problemas,
  • O fluxo de caixa para indenizar os associados é desconhecido, podendo deixar você na mão quando chegar a sua vez de utilizar os benefícios.
  • Esse tipo de empresa corre o risco de fechar, desaparecer a qualquer momento, pois depende exclusivamente de associados. Caso o caixa esteja com valor baixo e ocorrer um grande acidente com um associado, pode haver sérios problemas na saúde financeira da empresa, muitas das vezes fazendo com que o dono desapareça com o capital em caixa.
  • Você já parou para pensar por que diariamente temos empresas novas neste ramo ?

Essas são algumas das razões para que você não caia em armadilhas, por mais convidativos que sejam os preços dessas associações, não vale a pena arriscar;

A melhor alternativa é entrar em contato com a Corretora F Porto, caso possua uma cotação de uma Associação nos envie e iremos provar a você que o valor que irá pagar não vale o risco que irá correr.

Vangelis Eugenio e Silva

Corretora F Porto, Aqui Nosso Negócio é Seguro !

📞Fale com nossos especialistas

👉 https://corretorafporto.com.br/
📲 WhatsApp: (31) 9 82981005
☎ Telefone: (31) 3643-1000

Compartilhar Artigo: